20 de ago de 2010

Convidados para festa de casamento

Não saber onde se sentar faz as pessoas sentirem-se desconfortáveis.
O plano de distribuição de lugares num casamento serve para incentivar a conversação amigável e honrar os convidados especiais.
Entre outros motivos, se vão servir pratos diferentes, o catering necessita de saber onde e a quem vai servir o quê.
Se desejam que a vossa recepção não seja um tédio, e um desconforto para todos, é melhor pensarem num plano para sentarem os convidados!

Dividir para unir

Criem uma lista com três colunas, uma com o nome do convidado, outra com o grau de parentesco (amigo do noivo, tia da noiva, etc.) e outra com uma característica e/ou interesse específico relativo a essa pessoa. Agora é só separar os convidados por mesas diferentes, segundo o grau de parentesco, e equilibrar isto com interesses ou características comuns aos convidados de cada mesa.

Mesa dos Noivos

O noivo e a noiva serão o centro das atenções, e os convidados sentados ao lado destes serão considerados convidados de honra. As opções neste caso serão: colocar uma pequena mesa para ambos os noivos (opção romântica), ou colocar uma mesa para os noivos, parentes e convidados especiais. Independente das escolhas, o noivo e a noiva devem sempre estar sentados um ao lado do outro.

Redonda ou rectangular?

Numa mesa redonda – onde se deve alternar homem, mulher -, os noivos devem estar sentados um ao lado do outro; ao lado do noivo deve estar a madrinha, o avô, a mãe do noivo, o pai da noiva, mãe da noiva, pai do noivo, avó, padrinho e a noiva. Numa mesa rectangular tradicional (a qual deve estar de frente para os restantes convidados), da esquerda para a direita, considerando 8 lugares deverão sentar-se: pai da noiva, mãe da noiva, padrinho, noiva, noivo, madrinha, mãe do noivo, pai do noivo. Numa mesa deste género, os noivos devem sempre estar no centro para que os restantes convidados os possam ver.

Meninos e meninas

Num segundo casamento, os filhos do noivo, ou da noiva poderão sentar-se na mesa dos noivos, ou próximos desta mesa com outros parentes. As meninas das flores ou meninos das alianças devem sentar-se nas mesas das crianças ou na mesa com os seus pais. No caso dos adolescentes, estes preferem estar em mesas todos juntos.

Anfitriões

Se forem os pais a pagar o casamento, estes são considerados os anfitriões; assim sendo, devem ser estes a decidir onde se senta quem. Neste caso, quem se senta à mesa dos pais é considerado convidado de honra. Também poderá existir uma só mesa de honra para ambos os pais dos noivos. A mesa dos pais deverá ser ligeiramente maior que as dos outros convidados e deve ser a mais próxima da mesa dos noivos.

Famílias à parte

No caso dos pais no noivo serem divorciados, e não terem uma boa relação, será melhor sentá-los separadamente. Deverão dar a ambas as mesas a mesma importância; o pai do noivo poderá sentar-se na mesa dos pais da noiva e a mãe poderá sentar-se na mesa dos padrinhos.

Assentar semelhanças

Aos convidados devem ser atribuídos lugares segundo experiências e interesses comuns. Numa recepção mais descontraída poderão sentar casais separados, embora nada se compare à nostalgia romântica de os casais estarem sentados lado a lado.

Solteiros

Por muito tentador que possa ser, sentarem os convidados solteiros na mesma mesa, poderá despoletar uma situação constrangedora; neste caso, optem por misturar casais com solteiros, será muito mais harmonioso.

Identificação

Preparem pequenos cartões de escolta, nos quais devem escrever o nome de cada convidado; disponham-nos numa mesa à entrada da recepção por ordem alfabética; na parte de trás de cada cartão coloquem o número ou nome da mesa correspondente a cada convidado. Poderão também optar por colocar um quadro informativo com a disposição das mesas e dos convidados. Poderão ainda ter alguém - durante o cocktail - a distribuir estes cartões, podendo posteriormente escoltar os convidados às mesas.

Identificar as mesas

Ao darem a cada mesa, um número ou um nome, deverão colocar um cartão identificativo em cada mesa, com esse nome ou número. No caso de baptizarem as mesas com números, a mesa dos noivos deverá sempre ter atribuído o número 1, ou então não ter nem nome nem numeração alguma.

Perto dos noivos

Sejam sensatos com a distribuição dos lugares. Os familiares e os amigos mais próximos não devem ser “empilhados” à volta da mesa dos noivos. Pode acontecer que estes convidados, devido ao grau de intimidade, ocupem os noivos durante toda a festa, impedindo que os noivos convivam com quem não está tão próximo deles.

Idosos

Tenham em atenção as pessoas mais idosas, estas têm mais dificuldade em ver e ouvir; tentem sentá-las em locais longe da banda; devem estar sentadas em locais mais elevados, para que possam ver e ouvir perfeitamente, podendo apreciar o melhor da festa.

Confraternizar

Não se esqueçam que ao contrário da cerimónia - onde cada família se senta em lados distintos -, a recepção do casamento serve para as duas famílias e amigos conviverem e conhecerem-se melhor; será um gesto apropriado ajudar a reflectir esta filosofia na disposição das mesas e dos convidados.


Tudo o que eu escrevo sobre o assunto BUFFET?
clique aqui:
http://gracieleaguiardicasparacasamento.blogspot.com/search/label/Buffet

Casamento noivado noiva blog festa igreja católico evangélico foto externa fotografia vestido dama aliança decoração de igrejabolo de casamento íntimo, meia calça, meia, cinta liga, bonequinho boneco de biscuit  biscui lua de mel carro terno fraque ritual tradição mobília flores Residence Pampulha Buffet Catarina festa comida de buteco, salgadinho salgado doce bombom, forminhas maquiagem SPA tabela planilha dica dicas sapato bouquet bouque decoração de festa decoração de igreja vela velas tapete para alugar, geniflexorio altar toalha arranjo cabelo brinco para noiva penteado coque cabelo solto cortejo padre igreja de Lourdes boa viagem são José santa clara belvedere mãe rainha pilar divina providencia véu manto mantilha belo horizonte minas gerais BH contagem  álbum de casamento fotografo fotógrafa foto externa local cartorio aluguel venda compra aliançaminas gerais BH contagem  álbum de casamento fotografo fotógrafa foto externa local cartotio aluguel venda compra
Sobre a Autora: 
Graciele AguiarAdoro fotografar, em especial, bebês e noivas. Sou psicóloga, casada, mãe de 3 ex-nenenzinhos que já viraram adultos e tenho 47 anos. Amo eternizar em imagens, os momentos mais especiais da vida de meus cliente. Telefones para contato em Belo Horizonte: (31) 3088 2953, 3464 4436 e 9615 1690 Facebook: www.facebook.com/gracieleaguiarfotografias E-mail: graciele@gracieleaguiar.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails