14 de ago. de 2010

Contratar um bom buffet e um bom cerimonial

Quero fazer hoje um desabafo: Eu FUI cerimonialista. ...passado... ..hellllllô...... tem 2 anos, ........vendi tudo, nem voltei para esvaziar minhas gavetas, acreditem, meu marido quem fez isto, de tanta aversão que eu já estava tendo do negócio como um todo ns últimas semanas de atuação ( funcionários, noitadas intermináveis, produção, profissionais pisando na bola, reclamações ...graças a DEUS, nunca nem da empresa minha e nem de euziinha) ....me livrei daquela vida louca....mas continuo a ser assessora das minhas meninas, pois adoro de coração tudo relacionado a casamento. Antes do casamento dou mil idéias, empresto minhas taças lapidadas, minhas pás de prata, meus brincos lindos que tenho vários para a noiva pois as vezes o tal brinco de brinde que vem com o vestido, misericórdia...., levo lenço, caneta para os noivos, pois sei que eles esquecem mesmo, ( dia 17-07-2010 agora, cheguei para o Fábio, na porta da Igreja de Lourdes e perguntei: "trouxe a caneta ?" resposta dele: "nossa, esqueci" Eu de novo: "Fábio, e o lenço?"
E ele: " Ai meu Deus, me deu um branco". Minha resposta: " E você acha que eu vou confiar na cabeça desorientada de vocês nesta época? Toma aqui, trouxe de segurança.. E ele riu e agradecei e disse: "só você". Não estou me vangloriando, por favor, estou dizendo que era o cerimonial que teria que ter abordado a ele e falado isto.... apesar que eu sempre lembro em nosso check list ..... Ano passado, ao ver o cerimonial que estava na igreja, voltei no carro, que o Pedro estava com a noiva e disse: "Pedro, é a mesma da fulana, já tá antenado né?"
Na mesma hora ele pegou os lencinhos para as lágrimas e deu pra noiva sugerindo ela colocar no decote, pegou um lenço e uma caneta e já deu pro noivo ( Pedro é uma Graciele de calças...fico impressionada como beirando os 22 anos, ele é antenado e tem tanta boa vontade em ajudar, além de fazer o serviço ao qual ele é pago, não é mesmo) Mas como sou terrível e era casamento evangélico, bem cumprido, falei pra ele..."vai lá e diga que a noiva está chorando e que precisa de lenço". Ele falou que nem ia perder o tempo dele, pois já saberia a resposta. Ai, quando fui faz a foto lá de trás, atentada como sou, falei: "Oi, a noiva está chorosa, pode me arrumar um lenço?" Pena que a moça que estava perto, uma amiga da noiva, atrapalhou e disse: eu vi o fotógrafo mais cedo dando para ela um lenço"Mas não me fiz de rogada " Ah, você já entregou para o pastou uma caneta bonita para eles assinarem, pois estou vendo uma lá no altar até meia mordida" Juro, ela me olhou e disse " A noiva não pediu nada disto para eu." E no final dos finais....depois dos cumprimentos, eu a vendo sair de fininho, a parei e falei: " a noiva pediu para você organizar lá no altar a foto dos padrinhos"Acreditem, ela foi embora......e a gente arrumou rapidinho, porque não tem mistério e sempre pedimos ajuda a uma prima, tia, irmã nesta hora.Esta "infeliz" meses antes, fez muitas trabalhadas no casamento de uma outra noiva minha. E juro, sentou-se a mesa com uma garrafa de cerveja e pratinho de carne com a irmã e ficou lá numa boa, no meio dos convidados. Isto só pra resumir a estória toda. Eu já brinquei que posso escrever um livreto e vender nas bancas, em fasículos semanais a R$ 1,99 que ficaria rica, de tantos "CAUSOS" que tenho.
Não estou reclamando da noiva que precisa da minha ajuda, não me incomodo, faço com o maior prazer, juro por DEUS, se lerem meus depoimentos que as noivas postaram em meu site de fotografia, sempre tem isto delas citarem que fui de alguma ajuda também e que faço com alegria (http://www.gracieleaguiar.com.br/depoimentos.htm ) Tem dias que como fotógrafa, fico sem saber se fotografo ou auxilio as noivas e isto está me incomodando demais, não as que não contrataram, que não puderam, ou que a igreja não deixa vir de fora, ou a amiga quem está ajudando, pois ai é diferente, mas não aguento mais cerimonialista, recepcionistas mascando chicletes, posicionando na igreja nos ângulos que estamos fazendo as fotos e não adianta falar, que elas fecham a cara e se saem, voltam a seguir pro mesmo ponto....aparecendo o tempo todo nas fotos, nas filmagens, arrumando a droga da calda o tempo todo, abaixando e muitas vezes mostrando cofrinhos ( pelo amor de Deus, arrume uma vez só, quando ela chegar no altar, depois que voltar de ficar fazendo o juramento frente a frente com o noivo, depois de levantar quando ajoelha e na hora de sair, tá de bom tamanho......deixa dar preguinhas nos vestidos das noivas, para a foto não sair chapada....., movimento, fica lindo nas fotos) e na hora de ajudar mesmo, ir atrás de quem está faltando para fotografar, organizar para jogar o buquet, dar de cima do buffet, neca de nada. Me desculpem, mas a verdade é que de repente todo mundo resolveu ser assessora de casamento! A pessoa casa e acha que só por ter organizado o seu próprio casamento já tem toda a experiência do mundo, e resolve virar assessora para “ajudar” outras noivas. As vezes nem casada é, mas estava assim sem fazer nada e sempre amou o assunto casamento, então resolve abrir uma empresa e ser assessora. Eu sempre amei organizar festas e depois quis ser assessora. Mas eu já tinha buffet ates de ser cerimonialista, Então já estava bem por dentro do assunto.O que fiz para aprender mais? Fui APRENDER MESMO! I Fiz cursos, tenho até diplominha de Cerimonialista cadastrada na igreja da Boa Viagem, aqui em BH, fiz curso antes com a Lucrécia, comprei todos os livros de casamento e etiqueta do mercado, participei da assessoria de mais de 40 casamentos, e mesmo com tudo isso, vejo que a cada casamento que eu FOTOGRAFO, aprendo mais uma coisinha sobre cerimonial.! E vejo e aprendo muito, vendo os buracos que vão sendo deixados pelos profissionais a quem as noivas tanto confiaram e pagaram. Já contei isto que tinha buffet e cerimonial e já sou meio repetitiva por natureza, mas vamos lá de novo. Cerimoniais e buffets, por gentileza, lembrem-se que este blog é voltado para noivas e não para puxar saco de empresas e que quero é ajudar as meninas a escolher os melhores profissionais e se vocês se profissionalizar cada vez mais, só terão todos a ganhar.
Para quem quer ser assessora: você será como o mestre numa orquestra, ou seja, precisa entender de tudo um pouco além de ter o respeito de todos que irá reger!
Vá fazer cursos, vá aprender um pouco sobre decoração e iluminação para saber interagir com esses profissionais, e não só reclamar quando algo dá errado.
Tenha noções de técnicas de negociação, porque você vai precisar negociar muito com fornecedores e clientes.
Prepare seu lado de psicóloga, porque você vai precisar lidar com stress e saia-justa entre famílias.
Tenha conhecimento básico de planilhas para ajudar os noivos nos controles e pagamentos. Tenha uma boa rede de fornecedores para poder indicar de acordo com o perfil da festa.
E principalmente, tenha experiência, e isso não se ganha do dia para noite.
Vá trabalhar como estagiária de eventos numa empresa, ou ser assistente de alguma assessora já experiente, ou mesmo trabalhar num buffet ou empresa de decoração.
Para que tudo isso? Simplesmente porque numa festa de casamento tudo tem que ser perfeito naquele dia, sem margens para erro. E imprevistos acontecem.
Para resolver estes imprevistos e saber reger com competência todos os outros fornecedores, você vai precisar ter muito jogo de cintura, uma boa rede de contatos, ser pró ativa e muito mais do que você imagina. Eu vou a muitos casamentos e cansei de ver assessoras que mais parecem enfeites reclamantes de tudo o que os outros fornecedores fizeram de errado.
Mas não se esqueça de pedir referências, de verificar a experiência desta pessoa/ empresa, de saber a opinião de fornecedores sobre o trabalho dela e assim por diante.
Abrir uma empresa ou escrever um blog qualquer um pode fazer, mas cadê a credibilidade dessa pessoa? É isso que vocês precisam pesquisar! Uma boa dica, se você quiser assessora apenas para o dia, é pedir indicações para o buffet ou para o fotógrafo que você já contratou. Normalmente eles conhecem muita gente e sabem quem trabalha bem ou não.
E nos buffets, por favor, inspecionem detalhes, reparem em tudo, no dia da degustação, peçam para conhecer a cozinha, o vasilhame que eles usaram, já em festas deles se possível, peçam para ter acesso a contratos de festas da semana passada e da próxima semana, para entrar em contato com as noivas e saber como estão as coisas hoje. Eu mesma, com a experiencia que eu tenho, quando já não trabalhava mais na área, confiei e fiz uma festa que era para ter sido a coisa mais maravilhosa do mundo e me dei mal, pois não organizaram com a perfeição que eu contratei tudo. Detalhes aqui, detalhes ali...e para quem sempre primou pela perfeição, aquelas pequenas falhas para eu, foram consideradas um pesadelo.
Felismente, depois de muito fazer preces pedindo a DEUS que tirasse toda a raiva, a decepção de meu coração, a dor que eu senti, a revolta, hoje já não me lembro mais com tristeza desta noite. Mas fiquei frustada, magoada e emputecida ( pode-se falar isto num blog?)
Não confiem nas pessoas só porque ela é fofa, amável, te trata bem, te chama de "minha linda", "amore", "querida" ou "fofa".
Confie no que os seus olhos veem e consulte muitas pessoas e seja indiscreta mesmo, pois as vezes, a pessoa gostou do profissional, que foi legal, mas pra evitar se expor ou denegrir o trabalho, deixa pra lá e fala que foi bom, afinal a pessoa é tão boazinha e prestativa, mas deixou rombos que poderiam ser evitados com profissionalismo e uma equipe realmente competente. Tem cerimoniais, que encobertam falhas de outros, pois por serem parceiros, não vão contar as falhas que o decorador cometeu, o cara do som, o bolo que chegou rachando, o salão de festas que estava sujo. Eles não querem se queimar. Lembram que eu tive buffet muitos anos?
Pois NUNCA cerimonial conferiu nada realmente antes da festa começar ou no final, só olhavam por alto.
Tadinho dos buffets que eu ia ser cerimonialista. Eu avisava antes que iria conferir, conferia
por amostragem, mandava separar a caixa da reserva e a lacrava e ainda separava uns 10%
dos salgados que a noiva havia comprado numa caixa de isopor e lacrava e dizia: "Esta caixa é da festa, mas voces só vão entrar nela, quando precisarem e tem que me chamar. Pois se não fossem todos os convidados ou não comecem tudo, era a hora do golpe do esconder aqueles salgados ou os garçons repartirem entre eles né?" Eu brinco que adoro minha condição hoje: indico alguns buffets que conheço a idoneidade, a higiene, indico alguns cerimoniais que pôem a mão na massa, alguns dias de noiva que percebo que tratam a noiva com respeito e fazem um bom trabalho, decoradoras que não exploram as noivas, etc..mas eu digo: estou lhe indicando, porque presenciei bons trabalhos em alguns eventos, mas vá olhar tudo com seus próprios olhos. Dar dicas é fácil, estar lá executando, não é brincadeira, tanto que após 13 anos e 3 meses (iupp...dia 25 de agosto agora, fazem 2 anos que me tornei uma pessoa livre, feliz, fazendo só o que eu gosto que é fotografar, dar dicas para as noivas e vender noivinhos de biscuit..vou fazer uma festa aqui, esteja convidada a comemorar comigo quem for meu amigo sincero) Aproveitando, para vocês sentirem mais o peso que é confiar cegamente em empresas, você se não viu, pode ver aqui agora, a reportagem.
O Fantástico fez uma matéria relacionada a isso. Para quem não viu, pode ler/ assistir clicando aqui, mas resumindo o caso, trata-se de casais que planejaram o casamento com carinho e no dia tudo deu errado porque foram enganados por uma assessora de casamentos.

Para as noivas: eu sempre digo que o principal é ter afinidade com a assessora que você vá contratar, afinal ela será sua fada madrinha resolvendo e realizando tudo pra você



Casamento noivado noiva blog festa igreja católico evangélico foto externa fotografia vestido dama aliança decoração de igrejabolo de casamento íntimo, meia calça, meia, cinta liga, bonequinho boneco de biscuit  biscui lua de mel carro terno fraque ritual tradição mobília flores Residence Pampulha Buffet Catarina festa comida de buteco, salgadinho salgado doce bombom, forminhas maquiagem SPA tabela planilha dica dicas sapato bouquet bouque decoração de festa decoração de igreja vela velas tapete para alugar, geniflexorio altar toalha arranjo cabelo brinco para noiva penteado coque cabelo solto cortejo padre igreja de Lourdes boa viagem são José santa clara belvedere mãe rainha pilar divina providencia véu manto mantilha belo horizonte minas gerais BH contagem  álbum de casamento fotografo fotógrafa foto externa local cartorio aluguel venda compra aliançaminas gerais BH contagem  álbum de casamento fotografo fotógrafa foto externa local cartotio aluguel venda compra
Sobre a Autora: 
Graciele AguiarAdoro fotografar, em especial, bebês e noivas. Sou psicóloga, casada, mãe de 3 ex-nenenzinhos que já viraram adultos e tenho 47 anos. Amo eternizar em imagens, os momentos mais especiais da vida de meus cliente. Telefones para contato em Belo Horizonte: (31) 3088 2953, 3464 4436 e 9615 1690 Facebook: www.facebook.com/gracieleaguiarfotografias E-mail: graciele@gracieleaguiar.com.br
_

Um comentário:

  1. Graciele você tem algumas indicações de cerimoniais,pois contratei uma equipe de cerimonial e eu fiquei quase 2 meses para ela me mandar um Email que eu havia solicitado para ela com toda educação do mundo sobre dicas e funções dos cerimonialistas e isso já faz 1 mês e meu casamento é em fevereiro 2012 estou cheia de dúvidas e até hoje ela não me ligou nem para me informar sobre sugestões de flores para os buques que eu havia pedido.Ou seja se antes do meu casamento está com esse descaso imagina no dia ainda mais que sou super ansiosa e me sinto perdidinha.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails