28 de fev de 2011

Degustação no buffet



Copiei esta postagem da SHANA e achei que tinha tudo haver mesmo, ainda mais eu que vou em festas toda semana e tive um buffet durante 13 anos e 3 meses.

" Degustação rima com diversão!


Uma das coisas mais gostosas e prazerosas da preparação de um casamento com certeza é a degustação de muitas coisas gostosas!
Hummm, lembro q chegavam gostosuras todos os dias na minha casa quando ia casar!" ( Aqui em BH, não se mandam coisas para a casa da noiva que eu saiba......)
"As noivinhas de plantão podem não ficar muito felizes com este post, mas acho que como tudo, tem que existir um pouco de bom senso em tudo o que a gente faz! Então o post serve para os dois lados: as noivinhas e os fornecedores.
A degustação é um passo muiiiiito importante num casamento!
Sim, porque é com ela que você vai decidir o que servir aos seus queridos convidados.
Então cada detalhe deve ser provado com muita atenção e carinho!

Então seguem algumas dicas na hora de se deliciar:
Faça uma listinha dos fornecedores que você pretende "provar";
Faça uma tabelinha para cada ítem e carregue com você na hora de degustar, nela coloque do que se trata a gostosura, o preço, o fornecedor, e atribule notas por exemplo de 1 a 10 para o que você provar, acredite, mas no final você vai se confundir e organização nunca é pecado;
Anote na sua tabela os doces e chocolates, tipo cada um mesmo, por ex: doce de pistache que você mais gostou"

Eu, Graciele, como fotógrafa, vou lhe dar uma idéia e não sei se os buffets e empresas vão aceitar, mas veja se pode fotografar cada um deles ou baixar do site da pessoa para se organizar, minha idéia.
Isto vai facilitar sua vida e com certeza do promoter também ou vendedor, pois você já vai com a idéia pronta para fechar.

"Falando em fotos...
Nem todo mundo gosta que seu trabalho seja fotografado antes de contratado, então SEMPRE peça permissão do fornecedor antes de fotografar;

Lembre-se de que degustar pode arruinar sua dieta, então se cuide;
Nada de escolher 500 fornecedores diferentes! Isso só confunde, acredite!
Pegue referências de fornecedores com suas amigas noivas e com o cerimonial se você tiver, lembre-se de que seus fornecedores têm que ser de confiança, para você não ter problemas no dia do casamento;"

Pergunte para nós fotógrafos, que vamos a festas TODA semana, indicações e peça para ver as fotos das mesas dos doces e se fizemos deste ou daquele fornecedor.
Sugestão minha e várias noivas fazem isto: "Graciele, o que você acha desta ou daquela empresa? Tem fotos deste ou daquele local, desta decoradora, deste buffet? "
"TUDO deve ser feito através de contrato, TUDO!
Para sua segurança e do fornecedor. I
nfelizmente hoje em dia por mais que uma pessoa pareça ser honesta, nunca se sabe, e um contrato garante que ambas as partes DEVEM cumprir com o combinado, então fica mais difícil ser passado para trás;
O casamento é seu, certo, mas lembre-se de que você como anfitriã de uma festa deve pelo menos tentar agradar a todos os paladares, então tente fazer algo bem diverso e tenha sempre aquelas coisinhas que todo mundo gosta.
De que adianta fazer uma festa linda, cheia de comida e ninguém comer nada?"

Quando há 2 anos atrás, eu Graciele tinha buffet e cerimonial, sugeria sempre 12 variedades de salgados, sempre lembrando de colocar 3 que não continham carne, 1 de bacalhau, 1 de camarão e os outros 7 variados, em formatos, assados, fritos, frios e sabores.
"Muito importante: se você não tem a menor intenção de contratar tal fornecedor use o bom senso e tenha respeito pelo trabalho da pessoa, não faça ela perder tempo nem dinheiro marcando horários, pedindo degustação, etc.
Se você está em dúvidas não tem o menor problema, afinal degustar serve pra isso;"

Eu já recebi pessoas que já sabiam que não teriam a menor condição de fechar fotografia comigo e olha que eu mando o orçamento com valores por e-mail, e no final falavam...nossa, seu trabalho é ótimo, mas quem a gente está para contratar está cobrando R$ 2.000,00 e o seu preço é bem diferente ( acredito que não só o preço, como trabalho realizado durante e depois etc...mas isto não vem ao caso)
É o mesmo casa de ir ao um buffet degustar: se sabe que n~~ao vai contratra, ir só de curiosidade, vai faezr voce e a pessoa perderem tempo e pior, nada com o preço mais acessivel vai lhe parecer atraente, pois teoricamente, quem cobra mais tem algo de especial que os outros não tem, para oferecer.
"Em feiras e workshops geralmente os fornecedores não dão degustação, agendam um dia com você, então NADA de atacar a mesa lindinha de chocolates que eles montaram!
Além de parecer uma esfomeada você vai passar de mal educada!

Se você foi a um casamento e adorou algum comestível não tenha vergonha de perguntar à noiva (depois da festa please) ou ao cerimonial quem é tal fornecedor;
Se você degustou algo e não gostou seja legal e ligue para o fornecedor e dia o porquê! Acredite, eles ficam muito felizes com feedback, ainda mais se não for feito através de marketing negativo, afinal é uma maneira de melhorar;
Nada de fechar com alguém só porque ele é famoso, lembre-se de que nome nem sempre é tudo, mas não tem o menor problema se o seu bolo não for da melhor confeiteira da cidade e for da tiazinha da esquina que é uma boleira de mão cheia!"

Acredite, a maioria dos convidados não sabe quem é quem no mundo casamentício, e nem você deveria saber antes de ser noiva, então nada de ficar triste se você não tem grana para os bem casados da fulana ou os cupcakes da ciclana.
Mas compre de pessoas responsáveis e que você sentiu que são gostosos mesmo.
E por favor, não feche com a fulana, porque ela é uma fofa......te chama de queriada, amore.
Deixe sua carência de fora nesta hora e haja como uma moça adulta ontratando um serviço que tem que sair perfeito e nada pode drar errado .
O que tem de fornecedor que "ganha" vocês por serem simpaticonas...envolventes...putz...não está no gibi ( nú, expressão antiga esta né?)

"Seja educada na hora de degustar (lembre-se da dieta) e lembre-se de que ninguém tem a obrigação de mandar docinhos pra toda a sua família, de preferência leve um para o noivo e só;
Aproveite que degustar é um momento gostoso do casamento e leve seu noivo! Acredite, os meninos adoooram provar gostosuras!
E deixe as flores pra escolher com uma amiga, cerimonialista ou sua mãe;
Faça suas degustações e assim que decidir avise ao fornecedor, a maioria deles tem uma agenda atribulada e você corre o grande risco de não ter aquele cupcake perfeito se demorar a escolher;
Quando menor sua lista mais fácil na hora de contratar;
Verifique se o fornecedor cobra frete pra não ter surpresas no dia;
Tenha certeza de que alguém vai receber suas encomendas no dia do casamento e passe os detalhes para o fornecedor;
Muitos fornecedores geralmente trabalham em casa então nada de ligar pra todo mundo de madrugada, cheque os horários que eles atendem ao público;
Se algo não foi exatamente do jeito que você queria, nada de se estressar no dia do casamento, peça ao seu fotógrafo pra tiram foto de tudinho, assim você pode resolver depois;
Peça a alguém pra guardar uns de cada dos seus doces, bem casados, bolo (guarde um pedação desse comer no aniversário de 1 ano), chocolates, cupcakes e coisitas mais pra você aproveitar muiiito depois do casamento todas as suas gostosuras;
E a dica mais importante: aproveite cada bombom, cada brigadeiro e bem casado, pois degustação é uma das coisas mais gostosas (em todos os sentidos) durante a preparação do casório!"

Achei que ela deu muitas dicas boas, as que não concordei inteiramente retirei e acrescentem em negrito minhas frases.
Lembrando que críticas construtivas sempre podem ser feitas e as vezes você estará ajudando e muito uma pessoa.
Se meus clientes não exigissem muito do meu trabalho, não criassem uma expectativa alta quanto ao álbum que eu como fotógrafa vou entregar, não comentarem comigo que olhando no site, não gostaram muito desta ou daquela foto que eu fiz ou diagramação do álbum, eu não teria em 2 anos, mexendo só com fotografia e mais nada, chegamdo sozinha basicamente só com o apoio da propaganda boca a boca das noivinhas que me indicam umas para as outras, onde cheguei, com agenda cheia e alto grau de satisfação dos clientes.
O cliente é quem nos faz crescer e melhorar sempre.
Dica final e muitos fornecedores vão querer me comer viva agora: peça para conhecer o local da produção.
Importante ver de surpresa, a cozinha que faz as delícias que provou.
Tem que ser limpa, mas muitas vezes vai estar na hora, zoneada, cheia de panelas para lavar, isto não conta.
Conta são as pessoas trabalhando limpas, com toucas, e você sentir profissionalismo.
Cozinhas simples, mesmo com azulejo até a metade, ou parede pintada com tinta a oleo, só refletem o acabamento e quanto a pessoa pode naquele momento investir ali.
Mas funcionários em desmazê-lo, frezers com coisas congeladas de forma inadequadas....é o resultado de falta de uidado mesmo.
Metade da empresas não são registradas e as vezes por isto, não caprichem tanto nisto, mas uma coisa nada tem haver com a outra.
Limpeza e capricho, são as provas da qualidade, mesmo em lugares simples.

Tudo o que eu escrevo sobre o assunto BUFFET?
clique aqui:
http://gracieleaguiardicasparacasamento.blogspot.com/search/label/Buffet

rafia  Foto Fotógrafa fotografias filmagem de casamento noiva em belo Horizonte Contagem Nova lima Betim Santa Luzia Externa Solar do Engenho Caraça Pampulha Santo Antônio do Leite Museu Abílio Barreto Praça da Estação Serra da Canastra Inhotin Inhotim Igreja católica evangélica batista culto ecumênico celebrante pastor padre Lourdes Lurdes Boa Viagem Santa Clara São José Afonso pena Clube da Caixa Usiminas, Amagis Minas II Residence Pampulha santíssima Trindade Curso de noivo noivos noiva entrada com os papéis cartório civil aliança vestido lua de mel pacote sapato anágua dia da salão de beleza maquiagem cílios postiços Jaqueline Rabelo Amadeus decoração flores bouquet buque calda véu arranjo de cabelo penteado massagem brinco tiara arranjo velas iluminação cênica DJ banda convite bolo decorado Buffet Cléo perrela Tereza Cavalcanti santa Lúcia catarina  salão de festas decoradora cerimonial terno fraque dama pajem entrada das Mariângela Maria Antônia Marcus martineli carro carruagem altar coral musica músicos religiosos pirulito piriguete santo Antonio jogar o lembrancinha BM casado, macarron toalha arranjo corredor chuva de arroz pétalas bolinha de sabão álbum de noivinho de biscuit bisqui casalzinho bombom trufa doces decorados prato quente garçon recepcionista segurança confirmação lista de presente padrinhos madrinhas cortejo bíblia avó Graciele Aguiar Facebook portifólio acessóro agradecimento balão pista de dança pisca pisca brinde bebida bracelete cabide ar livre celta chinelo sapatilha segurando o choro chá de ligerie flor na lapela fotos de artifiios fornecedores sensual sensuais primeira noite  cupcake chá de panela coração picado passar a gravata cortar picar leque lenço kit ressaca guardanapo de linho pano papel lembrete luva luvas Mac]ã do amor bombom bombons caixinha missal palito decorado sapato do noivo unha veuzinho para solteira fita fitas árvore dos dedinhos tags sorvete jantar prato quente salgado cardápio gravidez gestante acompanhamento recém nascido bebê criança newborn parto hospital minas gerais save the date noivado intimo pequeno comida de boteco cinta liga boneco salgadinho salgado ritual tradição costume forminha tabela SPA alugar dica sandália coque solto belvedere Maria rainha mãe manto mantilha aluguel apartamento casa entrando sozinha
Sobre a Autora: Fotografia 
Graciele Aguiar
Este blog foi criado inicialmente para mostrar as minhas clientes, muitas coisas interessantes e bonitas que eu fui vendo nas redes. Passei a pouco a publicar minhas fotos assinadas também, pois adoro registrar casamentos e eternizar em imagens, os momentos mais especiais da vida das minhas noivas. E depois, fotografar os bebês que sempre surgem do amor do casal. Sou psicóloga, casada há 25 anos, mãe de 3 ex-nenenzinhos que já viraram adultos e tenho 48 anos.          Sou de Divinópolis e moro em Belo Horizonte Querendo orçar foto e filmagem para seu casamento ou esclarecer  algo que eu postei, aqui estão os meus contatos:  (31) 3088 2953, 3464 4436 e 9615 1690 E-mail: graciele@gracieleaguiar.com.br 
Facebook: www.facebook.com/gracieleaguiarfotografiabelohorizonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails