1 de fev. de 2011

Casamento Celta


Uma noivinha de Poços de Caldas, está interessada em fazer um casamento Celta e me pediu mais dicas.
Já que parei tudo aqui para fazer uma pesquisa, vim dividir com vocês, não é mesmo?

"TRADIÇÕES CÉLTICAS
Os celtas habitavam a Europa primitiva.
Não deixaram registros escritos, pois acreditavam que a força das palavras poderia se perder na interpretação da escrita.
Passavam sua sabedoria boca a boca, através de contadores de estórias ou cantores, chamados bardos.

Para os celtas, a terra sobre a qual viviam era sagrada, sendo que cada animal, planta e pedra tinham sua própria vibração e canto.

Eles sabiam que seu próprio sustento dependia da terra em que viviam que fornecia alimentos e outros recursos.

Uma das principais formas dos celtas honrarem a terra era realizando cerimônias em pontos de mudanças dos ciclos da estação.

Compreendiam que uma pessoa não poderia trilhar o caminho de sua verdadeira honra e de seu destino, se não vivesse em total harmonia com a terra que habitava.

A tradição celta se baseia na reverência ao Princípio Feminino Cósmico (DEUSA MÃE).

A TERRA nesta tradição simboliza generosidade, abundância, paciência, aceitação, acolhimento e renovação de vida.

O Princípio Masculino (DEUS PAI) é visto nesta tradição como o SEMEADOR DA VIDA ETERNA.

A complementaridade entre o masculino e o feminino exemplifica um paradigma de não violência e não dominação na parceria entre homens e mulheres, ser humano e natureza, onde o divino se expressa na ação amorosa de celebração e preservação da vida.

As Celebrações de Matrimônio Célticas ocorriam no Festival de Beltane que era um festival de luz e acontecia no ponto de equilíbrio entre a primavera e o verão.
Esse festival simbolizava o "casamento sagrado" entre as energias feminina e masculina, a continuidade da vida através das plantações, dos animais e dos seres humanos.
A Deusa do meu coração saúda e honra a Deusa do seu coração.
Nesta cerimônia revivemos princípios eternos, comungando com a tradição milenar.

Handfasting vem do verbo handfast, que na era medieval era a denominação do contrato de casamento. No ritual atamos as mãos dos noivos enquanto eles fazem juras de amor.
Os votos simbolizam o compromisso consigo mesmo e com a outra pessoa e incluem honra, respeito e proteção à família.
Esta cerimônia de matrimônio é um louvor a Terra, à Natureza e à Mãe de todas as coisas.
É uma data muito bonita e de grande significado.
Nós nos abrimos para o Deus e a Deusa da Juventude.
Não importa qual idade que tenhamos, sentimo-nos jovens novamente e nos unimos ao fogo da vitalidade e juventude e permitimos que esta vitalidade nos vivifique e cure.
Os rituais e as cerimônias são momentos em que com humildade, reconhecemos a necessidade de religião com o Divino.
Criamos um espaço de sintonia vibratória em que seres espirituais se aproximam e auxiliam na transmutação e na conexão com a luz.
Para isto é importante que as cerimônias sejam feitas com esmero, amor, dedicação e alegria em servir, visando atingir as vibrações compatíveis para a presença auxiliadora dos mestres.A Participação de uma sacerdotisa experiente para conduzir a cerimônia e a participação amorosa de amigos e parentes é muito importante na harmonização da celebração.
Ritual Celta
Desde 600 a.C. os povos celtas tinham um alfabeto denominado OGHAM (pronunciado OWAN), considerado sagrado e usado somente para escritas e gravações especiais. Somente os iniciados aprendiam esse alfabeto.
Para escritas comuns usavam o alfabeto grego.
Durante a invasão romana, a igreja católica trocou o alfabeto ogham pelo alfabeto latino. Saint Patrick queimou pessoalmente 180 livros irlandeses escritos em ogham.
Tudo que a igreja católica encontrava sobre druidas e celtas era imediatamente destruído.
Contudo, o alfabeto ogham vingou até mais ou menos 700 d.C. As mensagens eram passadas entre os iniciados através de códigos por movimentos de nariz, pernas e braços, silenciosamente e secretamente representando o alfabeto ogham.
Os celtas possuíam 3 Leis principais dentro de seus ensinamentos:
* Cultuar os deuses
* Não fazer o mal
* Ser forte e corajoso

Eram extremamente religiosos, por isso os rituais faziam parte de suas vidas.
Durante os rituais eram servidos pães, vinho, frutas e carnes, dentre outras coisas.
A carne preferida entre eles era a carne de porco, pois era a preferida do Deus Lugh.
O carvalho e o visco eram plantas sagradas.
Segundo pesquisadores, o azevim simbolizava o sangue menstrual por ser uma planta vermelha; e as frutas do visco, por serem brancas, simbolizavam o sêmen.
Rituais de fertilidade faziam parte da cerimônia dos deuses do carvalho e do visco.
O sacerdote e a sacerdotisa entregavam-se durante os rituais.
Era o poder do Deus do Céu (raio que atinge o carvalho, o punhal) fertilizando a Deusa Mãe (a taça).
Durante as cerimônias, os sumo-sacerdotes usavam máscaras ou coroas com chifres simbolizando o Deus Cernudos (Bretanha) ou Cornudo (Irlanda). Era o símbolo de virilidade necessária à fertilidade.
Era esse Deus que abria os portões da vida e da morte. Era o lado masculino e ativo; a forma mais antiga de Deus desse mundo.
A contra-parte feminina de Cernudos era a Deusa Nua da Lua Branca; é a grande mãe que cria, o passivo, o feminino na Natureza.
As celebrações eram realizadas à noite, já que o dia celta começava à meia-noite.
Por isso, eles contavam o tempo por noites, e não por dias. O calendário era baseado na lua e tinha 13 meses.
A cada dois anos e meio e três anos, alternadamente, era inserido mais um mês de 30 dias.
Os meses tinham os nomes das árvores sagradas e correspondiam às letras do alfabeto ogham.
Algumas vezes era inserido mais alguns dias em um mês sem nome para completar o período do ano.
Um período de 5 anos chamava-se LUSTRE.
Um ciclo druídico completo tinha 6 lustres ou 30 anos. Uma era druídica tinha 630 anos ou 126 lustres.
Um ano é dividido em duas partes: fase escura, que começa com o ritual Samhain, e fase clara, que começa com o ritual Beltane.
Todos os feriados sagrados aconteciam em solstícios, equinócios e fases lunares.
Os quatro festivais do fogo (solstícios e equinócios) eram o apogeu das plantações.
Eles representavam trabalhar a terra, semear, crescer e colher. Saiba mais sobre os dias sagrados no link Roda do Ano Celta. (abaixo)
Lughnasadh
Dos oito sabás principais, LUGHNASADH é o próximo ritual. Realizado no dia primeiro de agosto ou a primeira lua cheia de leão é um festival de pré-colheita, o ponto de virada da Mãe Terra. As últimas ervas são colhidas.
É uma celebração em homenagem ao casamento do Deus Lugh da Irlanda (ou Llue na Britânia e Gales) com a Mãe Terra.
Também chamado de Lammas, Cornucopia ou Thingtide, este ritual marca o começo da estação da colheita e o declínio do verão.
Rituais e celebrações eram feitos para assegurar uma colheita farta e um inverno ameno.
Neste dia, tenha sobre seu altar: um cálice com água – à oeste; uma vareta de incenso à base de frutas (maçã, morango, etc) – à leste; uma vela amarela ou laranja – ao sul; um cristal ou uma vasilha com sal marinho – ao norte; e frutas e cereais (maçã, milho, etc) - no centro. Se quiser, você poderá enfeitar seu altar com flores e trigo.
Não se esqueça de ter pães, bolos e vinho para a celebração ao término do ritual.
Faça este ritual ao meio dia ou de preferência à meia-noite, pois os rituais celtas eram realizados à noite sob o luar.
Prepare o seu altar como em todos os rituais da Roda do Ano: sempre tendo firmado os cinco elementos da natureza (água, fogo, ar, terra e espírito).
Acenda o incenso e a vela e peça ao Deus e a Deusa que sua colheita seja farta, e que você sempre tenha o suficiente para o inverno que está por vir.
Use roupas claras e abstenha-se de carne vermelha, bebidas alcoólicas e drogas antes do ritual.
Lembre-se: um corpo divino é sempre um corpo sadio!

rafia  Foto Fotógrafa fotografias filmagem de casamento noiva em belo Horizonte Contagem Nova lima Betim Santa Luzia Externa Solar do Engenho Caraça Pampulha Santo Antônio do Leite Museu Abílio Barreto Praça da Estação Serra da Canastra Inhotin Inhotim Igreja católica evangélica batista culto ecumênico celebrante pastor padre Lourdes Lurdes Boa Viagem Santa Clara São José Afonso pena Clube da Caixa Usiminas, Amagis Minas II Residence Pampulha santíssima Trindade Curso de noivo noivos noiva entrada com os papéis cartório civil aliança vestido lua de mel pacote sapato anágua dia da salão de beleza maquiagem cílios postiços Jaqueline Rabelo Amadeus decoração flores bouquet buque calda véu arranjo de cabelo penteado massagem brinco tiara arranjo velas iluminação cênica DJ banda convite bolo decorado Buffet Cléo perrela Tereza Cavalcanti santa Lúcia catarina  salão de festas decoradora cerimonial terno fraque dama pajem entrada das Mariângela Maria Antônia Marcus martineli carro carruagem altar coral musica músicos religiosos pirulito piriguete santo Antonio jogar o lembrancinha BM casado, macarron toalha arranjo corredor chuva de arroz pétalas bolinha de sabão álbum de noivinho de biscuit bisqui casalzinho bombom trufa doces decorados prato quente garçon recepcionista segurança confirmação lista de presente padrinhos madrinhas cortejo bíblia avó Graciele Aguiar Facebook portifólio acessóro agradecimento balão pista de dança pisca pisca brinde bebida bracelete cabide ar livre celta chinelo sapatilha segurando o choro chá de ligerie flor na lapela fotos de artifiios fornecedores sensual sensuais primeira noite  cupcake chá de panela coração picado passar a gravata cortar picar leque lenço kit ressaca guardanapo de linho pano papel lembrete luva luvas Mac]ã do amor bombom bombons caixinha missal palito decorado sapato do noivo unha veuzinho para solteira fita fitas árvore dos dedinhos tags sorvete jantar prato quente salgado cardápio gravidez gestante acompanhamento recém nascido bebê criança newborn parto hospital minas gerais save the date noivado intimo pequeno comida de boteco cinta liga boneco salgadinho salgado ritual tradição costume forminha tabela SPA alugar dica sandália coque solto belvedere Maria rainha mãe manto mantilha aluguel apartamento casa entrando sozinha
Sobre a Autora: Fotografia 
Graciele Aguiar
Este blog foi criado inicialmente para mostrar as minhas clientes, muitas coisas interessantes e bonitas que eu fui vendo nas redes. Passei a pouco a publicar minhas fotos assinadas também, pois adoro registrar casamentos e eternizar em imagens, os momentos mais especiais da vida das minhas noivas. E depois, fotografar os bebês que sempre surgem do amor do casal. Sou psicóloga, casada há 25 anos, mãe de 3 ex-nenenzinhos que já viraram adultos e tenho 48 anos.          Sou de Divinópolis e moro em Belo Horizonte Querendo orçar foto e filmagem para seu casamento ou esclarecer  algo que eu postei, aqui estão os meus contatos:  (31) 3088 2953, 3464 4436 e 9615 1690 E-mail: graciele@gracieleaguiar.com.br 
Facebook: www.facebook.com/gracieleaguiarfotografiabelohorizonte

3 comentários:

  1. Ola Meu nome e Bia Moura leite e eu sou a precursora do casamentocelta no Brasil! Essa e uma cerimonial especial, personalizada e que nao esta ligada a nenhuma religiao especifica! O formato de cerimonia que eu desenvolvi e baseado no antigo Ritual celta, mas com um toque contemporaneo! Visite o nosso site casamentocelta.com.br e venha assistir uma de nossas cerimonias!

    ResponderExcluir
  2. Inclusive por uma obra do destino, como nos realizamos no Brasil todo, estaremos em Pocos de caldas muito em breve! Entre em contato pois para nos sera uma honra recebe-los!

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails