21 de ago. de 2011

A escolha do salão de festas para seu casamento em Belo Horizonte


A escolha do salão de festas

Para quem optou por fazer uma recepção, alguns pontos devem ser considerados!..
*Antecedência: Este é um dos itens que mais requerem antecedência, pois, no caso de vocês terem optado por fazer a cerimônia religiosa em outro local, será preciso encontrar um espaço para festas que tenha a mesma data disponível. E isto nem sempre é uma tarefa fácil...
Sendo em cima da hora então, praticamente impossível!..
*Localização: Quem mora em cidade grande sabe que o trânsito não é qualquer coisa, na sexta feira então, é bom pensar muito nisto... Se for possível conciliar que o local da cerimônia religiosa seja mais ou menos próximo do local da recepção, os convidados agradecem!
No entanto, sabemos que isto nem sempre é possível. Vale, nestes casos, anexar um mapinha no convite indicando algumas opções de caminho!.. Isto pode ajudar os menos avisados a, pelo menos, pegarem o atalho mais curto para a festa que os aguarda!
*Capacidade: Já ouvi algumas histórias de casais que tiveram o número de convidados praticamente dobrado nos últimos meses antes do casamento, época em que já tinham fechado com o espaço da festa.
Na boa?.. Acho que tem que ser uma gente meio descontrolada para acontecer uma coisa dessa nessas proporções. Todo mundo sabe que a lista sempre tende a aumentar, mas dobrar??
Vocês podem imaginar o impacto que isto tem no espaço disponível para as pessoas e na qualidade do serviço prestado?
Neste ponto, penso que, novamente, se contarmos com o bom senso, uma coisa dessas não acontece!
Dica importante: visite o local montado para um evento.
Ver o espaço vazio nem sempre nos dá a real perspectiva de como ficará quando tudo estiver no seu devido lugar. Vá várias vezes no local que você deseja contratar ou que já contratou e leve sua máquina de retrato e fotografe para ir imaginando o que vai querer ou não no local no seu grande dia.
Please, faça isto antes da festa começar com antecedência, pedindo autorização aos donos e as vezes até mesmo ao buffet que está ali presente para começar a trabalhar.
De preferência, visite quando a festa for para um número de convidados próximo ao seu! E outra coisa! Ainda que existam espaços em que há uma certa versatilidade quanto ao número de pessoas que pode comportar (200 a 500 pessoas, por ex.), Isto sempre e sem exceção deve envolver o fechamento de partes do local a não serem utilizadas. Essa história de que enchendo o espaço todo com mesas com menos lugares dispostos,lounges e ornamentação o espaço pode ser devidamente preenchido é conversa pra boi dormir!.. Só fará com que vocês gastem horrores com esse monte de móveis desnecessários!..
Não caia nesta! Sou fotógrafa e vejo quando estão enchendo o local e como tive buffet e cerimonial durante 13 anos, me considero apta a falar isto e que me matem os salões de festas, mas 80% deles sempre falam que cabe mais uns 50 convidados a mais que a verdade.
Falam porque a festa não é deles, o buffet com os garçons sem ter como passar entre as mesas não são eles.
Pronto. Falei. Podem brigar comigo.
Este aqui é um blog para noivas e não para que eu fique bajulando fornecedores e tampando o sol com a peneira.
*Estado geral: É verdade que à noite, todos os gatos são pardos, mas isto não significa que o que está em ruínas de dia, ficará lindo à noite!.. Alguns detalhes realmente ficam disfarçados com uma boa decoração e iluminação adequada, mas coisas extremamente visíveis, não há camuflagem que resolva!..
Se o casamento for de dia então, o cuidado com a conservação do local tem que ser ainda maior!
*Música: Mega-importante!.. É o que mais vai fazer sua festa ser de longa ou curta duração!.. Informe-se com o buffet se há algum tipo de restrição quanto ao volume do som a partir de certo horário.
Na festa de 15 anos de minha filha caçula, fiz a festa para 350 pessoas, sendo uns 300 só de jovens de 15 aos 22 anos, então foi uma festa daquelas e escolhi a dedo o local e a festa foi excelente graças aos cuidados que tomei ao contratar o espaço, que por sinal foi num dos lugares mais legais de BH, o Residence Pampulha( www.residencepampulha.com.br) e lá existia há um ano atrás, uma regra que eu concordei, que era que a banda só pudesse funcionar, até 1 e 30 hs da manhã. Não sei como, 11 meses depois da festa, é a regra hoje. Aproveito para agradecer muito ao empenho da Lucieth, que se empenhou para que meu sonho fosse possível e me ajudou muito e vejo que na verdade, como boa profissional que ela o é, é assim com todos os clientes que acatam as boas idéias dela, respeitam as regras do local e valorizam o que ela tem de bom para oferecer. Para quem quer ter uma idéias, o valor do aluguel de lá hoje é uns R$ 8.000,00 se não me engano, vazio, podendo ser utilizado os maravilhosos e inovadores móveis de lá e eles não passam orçamento por e-mail, nem adianta tentarem. Comporta de 150 a 500 pessoas e se chover, tem a parte linda coberta requintadíssima, toda em mármore italiano, um luxo só. Não é uma adaptação, é uma estrutura feita para tal situação. que comporta, se não me engano 400 pessoas.
Como sempre digo, não estou aqui para bajular ninguém e nem promover fornecedores, sei de tantos que aparecerem no mercado graças a minha divulgação na época da comunidade no orkut, surgiram do anonimato e foram fazendo nome.
Quis aproveitar para prestar um agradecimento a este salão de festas e esta pessoa tão especial, que muito se empenhou para que meus sonhos pudessem ser realizados. Lá oferecem TUDO, desde os seguranças, valets, buffet, decoração , Dj, cerimonial e tudo com um valor normal de mercado, até lhe deixam levar as empresas que você se responsabilizar por elas, não abrindo mão entretanto, da equipe de seguranças e que o Dj seja da casa. direito dela de se resguardar em alguns pontos.
Como foi surpresa para a aniversariante e a abanda só começou a tocar quando ela trocou a terceira roupa, e começou mais tarde, a já famosa Dias de truta (www.diasdetruta.com.br) a qual ela era fascinada, só pode tocar uns 50 minutos, o que foi uma pena, mas eu sabia disto antes de assinar o contrato e com pesar no coração, ainda mais como mãe e sabendo quanto me custou a contratação e guardar o segredo a 7 chaves dela, acatei as ordens da casa e rolou o som eletrônico que foi também ótimo depois e no final, penso que foi até bom, pois deixou aquele gostinho de quero mais.
Ah, sou mãe coruja...... vou mostrar a foto dela de quando ela viu a surpresa para voces entenderem como foi lindo demais
isabelle 15 anos (272)
Há espaços que, por conta da localização em que se encontram (residencial), exigem que o volume seja diminuído. Acho uma pergunta importante de ser feita logo de cara, pois, dependendo do tipo de festa que pretendem, isto é um complicador.
*Tempo de duração da festa: Há locais que determinam um horário máximo para o término, há aqueles que estipulam o tempo de duração (ex.: 6 horas de festa) e há os que liberam geral! Verifique qual é o caso do local que escolheram.
*Lay out: O estilo que quiserem dar para a festa vai definir este ponto. Jantar à mesa?.. Será preciso ter assento para todos.
Finger food? Nem todos precisam sentar a mesas postas, os lounges podem dividir espaço com as mesas e cumprir com a função de acomodar vários convidados.
Penso que o mais importante, independentemente do estilo da festa, é que tudo seja pensado de modo que propicie a integração entre as pessoas.
Diminuir o número de ambientes deslocados um do outro; manter a maioria, se não, todas as pessoas num mesmo pavimento; incluir elementos que estimulem a circulação pelo espaço (tais como bar de caipirinha, painel de fotos do casal, jantar servido em pontos de buffet) facilita que as pessoas se desloquem e encontrem com outras com as quais ainda não tinham cruzado. Estes são pontos que contam a favor da integração!
*Inclui ou não serviço de buffet: Em geral os que incluem, só trabalham com o próprio serviço. Os espaços que não prestam esse serviço, ou indicam empresas credenciadas ou liberam os noivos para fecharem com quem quiserem. Eu penso que se a empresa ( buffet) foi bom, valha a pena e o preço costuma ser compensador. E como eu falo, o buffet não quer pisar na bola com o seu parceiro e ser excluido da lista de indicações, concorda comigo?
Em geral, os locais só fazem a degustação algumas semanas antes do evento para a escolha final dos pratos, mas coloque ANTES DE ASSINAR O CONTRATO, quando você é a queridinha do fornecedor, a condição para fecharmos com eles se fizerem uma pré-degustação para conhecermos a comida.
Como seria possível fechar isto sem saber a qualidade?..
“ Ah, mas nós garantimos, pois é nosso nome que está em jogo”
Bulufas..eu já contratei um buffet que era bom no passado e quando chegou na minha época, havia decaído e não mantinha o mesmo nível que eu pensei que havia contratado e confiei no que sabia do passado. Então, uma degustação para aprovar e outra 1 mês antes para escolher, fazer comentários, excluir coisas e acrescentar, pois espera-se que 30 dias antes, o buffet não esteja ruim, não é mesmo?
*Decoração:
Quanto ao estilo, há locais que já são estruturalmente mais clássicos (casarões, antigas mansões, etc). Nestes casos, penso que a decoração não deve "brigar" com a estrutura do lugar, mas sim se harmonizar!.. Aproveitar o que o local já tem de estiloso e bonito só fará com a que festa fique ainda mais linda!

Já se o espaço tiver um ar moderno, mais clean, aí dá para inventar um pouco mais e mais ainda naqueles locais totalmente neutros.
Só atentem para um ponto: estes últimos, os super neutros, se por um lado dão toda a possibilidade de você dar o tom que quiser para sua festa, eles tambémexigem que você pense em tudo, escolha/alugue muitos móveis e ornamentação, caso contrário, fica com aquele aspecto de galpão branco.
Se o local oferece decoração, por experiência, acredito que o preço não seja mais caro que o do mercado, seja até competitivo e porque não um pouco mais em conta e eles sabem por experiência, o que fica melhor no salão deles ou com aquela empresa que trabalha ali dentro.
Fiquem antenadas nisto, você é SÓ UMA NOIVA, enquanto esta empresa contratada por eles ou indicada, se pisar na bola e receber reclamações suas, para com o dono do local, as portas das novas indicações se fecharão para eles. Credito que no mínimo, se empenharão uns 20% a mais do que se vocês o contratassem para ser em outro salão.
*Alguns últimos detalhes: que não são tão detalhes assim, mas que alguns locais tentam fazer a gente pensar que são! Verifique se o espaço sugere que vocês paguem a (polêmica) taxa do ECAD ou se já está incluída na locação do espaço; se exigem a contratação de seguranças para o dia do eventos, averigue quantos são necessários e se eles indicam alguma empresa; vallet: geralmente os espaços indicam empresas para fazer este serviço e fica a critério dos noivos bancar o valor cobrado pelos carros dos convidados ou se este custo ficará a cargo dos mesmos;gerador - indiscutível: tem que ter! Mas a maioria não tem e aqui em minas não é costume esta preocupação dos noivos.
Eu, felismente, nunca estive fotografando em uma festa que a luz tenha acabado, graças a DEUS, mas já ouvi muitas estórias.
Se todos estes "detalhes" tiverem que ser contratados, um valor considerável será destinado a isto, portanto, vale verificar o que o espaço inclui no valor de locação e o que não!

Jaqueline Rabelo Amadeus decoração flores bouquet buque calda véu arranjo de cabelo penteado massagem brinco tiara arranjo velas iluminação cênica DJ banda convite bolo decorado Buffet Cléo perrela Tereza Cavalcanti santa Lúcia catarina  salão de festas decoradora cerimonial terno fraque dama pajem entrada das Mariângela Maria Antônia Marcus martineli carro carruagem altar coral musica músicos religiosos pirulito piriguete santo Antonio jogar o lembrancinha BM casado, macarron toalha arranjo corredor chuva de arroz pétalas bolinha de sabão álbum de noivinho de biscuit bisqui casalzinho bombom trufa doces decorados prato quente garçon recepcionista segurança confirmação lista de presente padrinhos madrinhas cortejo bíblia avó Graciele Aguiar Facebook portifólio acessóro agradecimento balão pista de dança pisca pisca brinde bebida bracelete cabide ar livre celta chinelo sapatilha segurando o choro chá de ligerie flor na lapela fotos de artifiios fornecedores sensual sensuais primeira noite  cupcake chá de panela coração picado passar a gravata cortar picar leque lenço kit ressaca guardanapo de linho pano papel lembrete luva luvas Mac]ã do amor bombom bombons caixinha missal palito decorado sapato do noivo unha veuzinho para solteira fita fitas árvore dos dedinhos tags sorvete jantar prato quente salgado cardápio gravidez gestante acompanhamento recém nascido bebê criança newborn parto hospital minas gerais save the date noivado intimo pequeno comida de boteco cinta liga boneco salgadinho salgado ritual tradição costume forminha tabela SPA alugar dica sandália coque solto belvedere Maria rainha mãe manto mantilha aluguel apartamento casa entrando sozinha
Sobre a Autora: Fotografia 
Graciele Aguiar
Este blog foi criado inicialmente para mostrar as minhas clientes, muitas coisas interessantes e bonitas que eu fui vendo nas redes. Passei a pouco a publicar minhas fotos assinadas também, pois adoro registrar casamentos e eternizar em imagens, os momentos mais especiais da vida das minhas noivas. E depois, fotografar os bebês que sempre surgem do amor do casal. Sou psicóloga, casada há 25 anos, mãe de 3 ex-nenenzinhos que já viraram adultos e tenho 48 anos.          Sou de Divinópolis e moro em Belo Horizonte Querendo orçar foto e filmagem para seu casamento ou esclarecer  algo que eu postei, aqui estão os meus contatos:   (31) 3088 2953, 3464 4436 e 9615 1690 E-mail: graciele@gracieleaguiar.com.br 
Facebook: www.facebook.com/gracieleaguiarfotografiabelohorizonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails