21 de ago de 2011

A escolha do salão de festas para seu casamento em Belo Horizonte


A escolha do salão de festas

Para quem optou por fazer uma recepção, alguns pontos devem ser considerados!..
*Antecedência: Este é um dos itens que mais requerem antecedência, pois, no caso de vocês terem optado por fazer a cerimônia religiosa em outro local, será preciso encontrar um espaço para festas que tenha a mesma data disponível. E isto nem sempre é uma tarefa fácil...
Sendo em cima da hora então, praticamente impossível!..
*Localização: Quem mora em cidade grande sabe que o trânsito não é qualquer coisa, na sexta feira então, é bom pensar muito nisto... Se for possível conciliar que o local da cerimônia religiosa seja mais ou menos próximo do local da recepção, os convidados agradecem!
No entanto, sabemos que isto nem sempre é possível. Vale, nestes casos, anexar um mapinha no convite indicando algumas opções de caminho!.. Isto pode ajudar os menos avisados a, pelo menos, pegarem o atalho mais curto para a festa que os aguarda!
*Capacidade: Já ouvi algumas histórias de casais que tiveram o número de convidados praticamente dobrado nos últimos meses antes do casamento, época em que já tinham fechado com o espaço da festa.
Na boa?.. Acho que tem que ser uma gente meio descontrolada para acontecer uma coisa dessa nessas proporções. Todo mundo sabe que a lista sempre tende a aumentar, mas dobrar??
Vocês podem imaginar o impacto que isto tem no espaço disponível para as pessoas e na qualidade do serviço prestado?
Neste ponto, penso que, novamente, se contarmos com o bom senso, uma coisa dessas não acontece!
Dica importante: visite o local montado para um evento.
Ver o espaço vazio nem sempre nos dá a real perspectiva de como ficará quando tudo estiver no seu devido lugar. Vá várias vezes no local que você deseja contratar ou que já contratou e leve sua máquina de retrato e fotografe para ir imaginando o que vai querer ou não no local no seu grande dia.
Please, faça isto antes da festa começar com antecedência, pedindo autorização aos donos e as vezes até mesmo ao buffet que está ali presente para começar a trabalhar.
De preferência, visite quando a festa for para um número de convidados próximo ao seu! E outra coisa! Ainda que existam espaços em que há uma certa versatilidade quanto ao número de pessoas que pode comportar (200 a 500 pessoas, por ex.), Isto sempre e sem exceção deve envolver o fechamento de partes do local a não serem utilizadas. Essa história de que enchendo o espaço todo com mesas com menos lugares dispostos,lounges e ornamentação o espaço pode ser devidamente preenchido é conversa pra boi dormir!.. Só fará com que vocês gastem horrores com esse monte de móveis desnecessários!..
Não caia nesta! Sou fotógrafa e vejo quando estão enchendo o local e como tive buffet e cerimonial durante 13 anos, me considero apta a falar isto e que me matem os salões de festas, mas 80% deles sempre falam que cabe mais uns 50 convidados a mais que a verdade.
Falam porque a festa não é deles, o buffet com os garçons sem ter como passar entre as mesas não são eles.
Pronto. Falei. Podem brigar comigo.
Este aqui é um blog para noivas e não para que eu fique bajulando fornecedores e tampando o sol com a peneira.
*Estado geral: É verdade que à noite, todos os gatos são pardos, mas isto não significa que o que está em ruínas de dia, ficará lindo à noite!.. Alguns detalhes realmente ficam disfarçados com uma boa decoração e iluminação adequada, mas coisas extremamente visíveis, não há camuflagem que resolva!..
Se o casamento for de dia então, o cuidado com a conservação do local tem que ser ainda maior!
*Música: Mega-importante!.. É o que mais vai fazer sua festa ser de longa ou curta duração!.. Informe-se com o buffet se há algum tipo de restrição quanto ao volume do som a partir de certo horário.
Na festa de 15 anos de minha filha caçula, fiz a festa para 350 pessoas, sendo uns 300 só de jovens de 15 aos 22 anos, então foi uma festa daquelas e escolhi a dedo o local e a festa foi excelente graças aos cuidados que tomei ao contratar o espaço, que por sinal foi num dos lugares mais legais de BH, o Residence Pampulha( www.residencepampulha.com.br) e lá existia há um ano atrás, uma regra que eu concordei, que era que a banda só pudesse funcionar, até 1 e 30 hs da manhã. Não sei como, 11 meses depois da festa, é a regra hoje. Aproveito para agradecer muito ao empenho da Lucieth, que se empenhou para que meu sonho fosse possível e me ajudou muito e vejo que na verdade, como boa profissional que ela o é, é assim com todos os clientes que acatam as boas idéias dela, respeitam as regras do local e valorizam o que ela tem de bom para oferecer. Para quem quer ter uma idéias, o valor do aluguel de lá hoje é uns R$ 8.000,00 se não me engano, vazio, podendo ser utilizado os maravilhosos e inovadores móveis de lá e eles não passam orçamento por e-mail, nem adianta tentarem. Comporta de 150 a 500 pessoas e se chover, tem a parte linda coberta requintadíssima, toda em mármore italiano, um luxo só. Não é uma adaptação, é uma estrutura feita para tal situação. que comporta, se não me engano 400 pessoas.
Como sempre digo, não estou aqui para bajular ninguém e nem promover fornecedores, sei de tantos que aparecerem no mercado graças a minha divulgação na época da comunidade no orkut, surgiram do anonimato e foram fazendo nome.
Quis aproveitar para prestar um agradecimento a este salão de festas e esta pessoa tão especial, que muito se empenhou para que meus sonhos pudessem ser realizados. Lá oferecem TUDO, desde os seguranças, valets, buffet, decoração , Dj, cerimonial e tudo com um valor normal de mercado, até lhe deixam levar as empresas que você se responsabilizar por elas, não abrindo mão entretanto, da equipe de seguranças e que o Dj seja da casa. direito dela de se resguardar em alguns pontos.
Como foi surpresa para a aniversariante e a abanda só começou a tocar quando ela trocou a terceira roupa, e começou mais tarde, a já famosa Dias de truta (www.diasdetruta.com.br) a qual ela era fascinada, só pode tocar uns 50 minutos, o que foi uma pena, mas eu sabia disto antes de assinar o contrato e com pesar no coração, ainda mais como mãe e sabendo quanto me custou a contratação e guardar o segredo a 7 chaves dela, acatei as ordens da casa e rolou o som eletrônico que foi também ótimo depois e no final, penso que foi até bom, pois deixou aquele gostinho de quero mais.
Ah, sou mãe coruja...... vou mostrar a foto dela de quando ela viu a surpresa para voces entenderem como foi lindo demais
isabelle 15 anos (272)
Há espaços que, por conta da localização em que se encontram (residencial), exigem que o volume seja diminuído. Acho uma pergunta importante de ser feita logo de cara, pois, dependendo do tipo de festa que pretendem, isto é um complicador.
*Tempo de duração da festa: Há locais que determinam um horário máximo para o término, há aqueles que estipulam o tempo de duração (ex.: 6 horas de festa) e há os que liberam geral! Verifique qual é o caso do local que escolheram.
*Lay out: O estilo que quiserem dar para a festa vai definir este ponto. Jantar à mesa?.. Será preciso ter assento para todos.
Finger food? Nem todos precisam sentar a mesas postas, os lounges podem dividir espaço com as mesas e cumprir com a função de acomodar vários convidados.
Penso que o mais importante, independentemente do estilo da festa, é que tudo seja pensado de modo que propicie a integração entre as pessoas.
Diminuir o número de ambientes deslocados um do outro; manter a maioria, se não, todas as pessoas num mesmo pavimento; incluir elementos que estimulem a circulação pelo espaço (tais como bar de caipirinha, painel de fotos do casal, jantar servido em pontos de buffet) facilita que as pessoas se desloquem e encontrem com outras com as quais ainda não tinham cruzado. Estes são pontos que contam a favor da integração!
*Inclui ou não serviço de buffet: Em geral os que incluem, só trabalham com o próprio serviço. Os espaços que não prestam esse serviço, ou indicam empresas credenciadas ou liberam os noivos para fecharem com quem quiserem. Eu penso que se a empresa ( buffet) foi bom, valha a pena e o preço costuma ser compensador. E como eu falo, o buffet não quer pisar na bola com o seu parceiro e ser excluido da lista de indicações, concorda comigo?
Em geral, os locais só fazem a degustação algumas semanas antes do evento para a escolha final dos pratos, mas coloque ANTES DE ASSINAR O CONTRATO, quando você é a queridinha do fornecedor, a condição para fecharmos com eles se fizerem uma pré-degustação para conhecermos a comida.
Como seria possível fechar isto sem saber a qualidade?..
“ Ah, mas nós garantimos, pois é nosso nome que está em jogo”
Bulufas..eu já contratei um buffet que era bom no passado e quando chegou na minha época, havia decaído e não mantinha o mesmo nível que eu pensei que havia contratado e confiei no que sabia do passado. Então, uma degustação para aprovar e outra 1 mês antes para escolher, fazer comentários, excluir coisas e acrescentar, pois espera-se que 30 dias antes, o buffet não esteja ruim, não é mesmo?
*Decoração:
Quanto ao estilo, há locais que já são estruturalmente mais clássicos (casarões, antigas mansões, etc). Nestes casos, penso que a decoração não deve "brigar" com a estrutura do lugar, mas sim se harmonizar!.. Aproveitar o que o local já tem de estiloso e bonito só fará com a que festa fique ainda mais linda!

Já se o espaço tiver um ar moderno, mais clean, aí dá para inventar um pouco mais e mais ainda naqueles locais totalmente neutros.
Só atentem para um ponto: estes últimos, os super neutros, se por um lado dão toda a possibilidade de você dar o tom que quiser para sua festa, eles tambémexigem que você pense em tudo, escolha/alugue muitos móveis e ornamentação, caso contrário, fica com aquele aspecto de galpão branco.
Se o local oferece decoração, por experiência, acredito que o preço não seja mais caro que o do mercado, seja até competitivo e porque não um pouco mais em conta e eles sabem por experiência, o que fica melhor no salão deles ou com aquela empresa que trabalha ali dentro.
Fiquem antenadas nisto, você é SÓ UMA NOIVA, enquanto esta empresa contratada por eles ou indicada, se pisar na bola e receber reclamações suas, para com o dono do local, as portas das novas indicações se fecharão para eles. Credito que no mínimo, se empenharão uns 20% a mais do que se vocês o contratassem para ser em outro salão.
*Alguns últimos detalhes: que não são tão detalhes assim, mas que alguns locais tentam fazer a gente pensar que são! Verifique se o espaço sugere que vocês paguem a (polêmica) taxa do ECAD ou se já está incluída na locação do espaço; se exigem a contratação de seguranças para o dia do eventos, averigue quantos são necessários e se eles indicam alguma empresa; vallet: geralmente os espaços indicam empresas para fazer este serviço e fica a critério dos noivos bancar o valor cobrado pelos carros dos convidados ou se este custo ficará a cargo dos mesmos;gerador - indiscutível: tem que ter! Mas a maioria não tem e aqui em minas não é costume esta preocupação dos noivos.
Eu, felismente, nunca estive fotografando em uma festa que a luz tenha acabado, graças a DEUS, mas já ouvi muitas estórias.
Se todos estes "detalhes" tiverem que ser contratados, um valor considerável será destinado a isto, portanto, vale verificar o que o espaço inclui no valor de locação e o que não!

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Sobre a Autora: Fotografia 
Graciele Aguiar
Este blog foi criado inicialmente para mostrar as minhas clientes, muitas coisas interessantes e bonitas que eu fui vendo nas redes. Passei a pouco a publicar minhas fotos assinadas também, pois adoro registrar casamentos e eternizar em imagens, os momentos mais especiais da vida das minhas noivas. E depois, fotografar os bebês que sempre surgem do amor do casal. Sou psicóloga, casada há 25 anos, mãe de 3 ex-nenenzinhos que já viraram adultos e tenho 48 anos.          Sou de Divinópolis e moro em Belo Horizonte Querendo orçar foto e filmagem para seu casamento ou esclarecer  algo que eu postei, aqui estão os meus contatos:   (31) 3088 2953, 3464 4436 e 9615 1690 E-mail: graciele@gracieleaguiar.com.br 
Facebook: www.facebook.com/gracieleaguiarfotografiabelohorizonte

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