6 de nov de 2011

Como endereçar convite de casamento

Como endereçar o convite

Além das regrinhas básicas, muitas outras dúvidas sempre surgem.
Abaixo são algumas das que recebi recentemente.
FORMAL X INFORMAL
Uma coisa importante a decidir é se sua festa será formal ou informal. O convite é a primeira impressão que os convidados terão da sua festa. Se sua intenção é uma festa formal, o correto é sempre escrever o nome completo dos convidados. Se sua festa será informal, tudo bem escrever apenas o primeiro nome e até apelidos.
1) Quero convidar uma amiga que tem uma filha, como faço?
http://vestidadenoiva.com/wp-content/uploads/2010/07/nome1.jpg
2) Quero convidar uma amiga que é viúva e tem filhos:
Para um casal separado em que os filhos morem com a mãe também vale como está escrito acima. Se você quer convidar o pai também, e ele mora em outra casa, precisa enviar outro convite só no nome dele: Sr. Fulano de Tal.
http://vestidadenoiva.com/wp-content/uploads/2010/07/nome2.jpg
3) Quero convidar duas irmãs que moram na mesma casa:
http://vestidadenoiva.com/wp-content/uploads/2010/07/nome3.jpg
4) Como convidar um casal de gays?
Se eles moram em casas diferentes, o correto é um convite individual para cada um, com o nome completo.
http://vestidadenoiva.com/wp-content/uploads/2010/07/nome4.jpg
Se eles moram juntos, pode ser feito um convite com o nome dos dois (nomes completos se o casamento for formal, apenas primeiro nome se for informal)
5) Como convidar um casal de namorados?
Aqui é um pouco complicado… se não moram juntos, o correto seria entregar um convite para cada um. Isso evita também que você tenha que mandar um convite novo correndo para caligrafia porque o namoro acabou bem na semana em que você iria entregar os convites.
Mas sei que na prática quase ninguém faz isso. Para amigos jovens não é necessário o Sr. e Sra., apenas decida se será formal ou informal, de acordo com sua festa.
Para casais não casados, o nome da mulher pode vir na frente.
http://vestidadenoiva.com/wp-content/uploads/2010/07/nome5.jpg

http://vestidadenoiva.com/wp-content/uploads/2010/07/nome6.jpg

6) Não sei o nome do namorado da minha amiga ou da esposa do meu amigo:
Pergunte! ;-)
Escrever Fulana de Tal e Esposo, segundo o Fabio Arruda é horrível! Tem gente que acha carinhoso, mas não é. Para mim fica bem evidente que não quis se informar sobre o nome e sobrenome do marido/ mulher.

7) Quando a amiga é a mulher, posso colocar o nome dela na frente?
Se for um casal não casado, como no exemplo acima, pode.
Se for um casal casado, o correto é o nome do homem primeiro, seguindo a regrinha do Sr. e Sra. Fulano de Tal se tiverem mesmo sobrenome ou os dois nomes completos se tiverem sobrenomes diferentes.
8) Como convidar um casal que será padrinho e tem filho?
http://vestidadenoiva.com/wp-content/uploads/2010/07/nome7.jpg

http://vestidadenoiva.com/wp-content/uploads/2010/07/nome8.jpg

9) Como convidar os amigos do escritório?
Não coloque um convite no mural, afinal não fica explícito se você está convidando ou não, e ainda corre o risco de chegar uma caravana de todo o pessoal do escritório acompanhados da família no seu casamento. Também não é correto fazer um convite só para o departamento inteiro. Faça convites individuais para cada pessoa que você deseje realmente convidar (se forem casados o convite deve incluir o nome do marido ou mulher; não é obrigatório convidar os filhos se você não quiser).


Jaqueline Rabelo Amadeus decoração flores bouquet buque calda véu arranjo de cabelo penteado massagem brinco tiara arranjo velas iluminação cênica DJ banda convite bolo decorado Buffet Cléo perrela Tereza Cavalcanti santa Lúcia catarina  salão de festas decoradora cerimonial terno fraque dama pajem entrada das Mariângela Maria Antônia Marcus martineli carro carruagem altar coral musica músicos religiosos pirulito piriguete santo Antonio jogar o lembrancinha BM casado, macarron toalha arranjo corredor chuva de arroz pétalas bolinha de sabão álbum de noivinho de biscuit bisqui casalzinho bombom trufa doces decorados prato quente garçon recepcionista segurança confirmação lista de presente padrinhos madrinhas cortejo bíblia avó Graciele Aguiar Facebook portifólio acessóro agradecimento balão pista de dança pisca pisca brinde bebida bracelete cabide ar livre celta chinelo sapatilha segurando o choro chá de ligerie flor na lapela fotos de artifiios fornecedores sensual sensuais primeira noite  cupcake chá de panela coração picado passar a gravata cortar picar leque lenço kit ressaca guardanapo de linho pano papel lembrete luva luvas Mac]ã do amor bombom bombons caixinha missal palito decorado sapato do noivo unha veuzinho para solteira fita fitas árvore dos dedinhos tags sorvete jantar prato quente salgado cardápio gravidez gestante acompanhamento recém nascido bebê criança newborn parto hospital minas gerais save the date noivado intimo pequeno comida de boteco cinta liga boneco salgadinho salgado ritual tradição costume forminha tabela SPA alugar dica sandália coque solto belvedere Maria rainha mãe manto mantilha aluguel apartamento casa entrando sozinha
Sobre a Autora: Fotografia 
Graciele Aguiar
Este blog foi criado inicialmente para mostrar as minhas clientes, muitas coisas interessantes e bonitas que eu fui vendo nas redes. Passei a pouco a publicar minhas fotos assinadas também, pois adoro registrar casamentos e eternizar em imagens, os momentos mais especiais da vida das minhas noivas. E depois, fotografar os bebês que sempre surgem do amor do casal. Sou psicóloga, casada há 25 anos, mãe de 3 ex-nenenzinhos que já viraram adultos e tenho 48 anos.          Sou de Divinópolis e moro em Belo Horizonte Querendo orçar foto e filmagem para seu casamento ou esclarecer  algo que eu postei, aqui estão os meus contatos:   (31) 3088 2953, 3464 4436 e 9615 1690 E-mail: graciele@gracieleaguiar.com.br 
Facebook: www.facebook.com/gracieleaguiarfotografiabelohorizonte


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails