7 de fev. de 2012

A mãe da noiva - repetindo

Sabe aquela menininha que se escondia atrás de você quando via um estranho e que chorava cada vez que você se afastava um pouco? Não existe mais...
Sabe aquela garota que vinha pra casa muito brava porque alguém a chamara de branquela ou de dentuça? E que chorava quando não era convidada para aquele aniversário? Não existe mais...

Ela cresceu, tirou o aparelho, virou uma linda mulher e ...vai se casar!
Chegou naquele dia, como se fosse a coisa mais natural do mundo e disse assim: ‘mãe, vou me casar!”
Cadê a pós graduação que ela ia fazer?!
E a viagem pra Europa, de mochila nas costas, no ano que vem? Nada! De repente aparece alguém, de não sei onde e ela diz que vai se casar. "Nem tão bonito ele é! E a família... Ah! podia ser mais... do nosso jeito, sei lá..."
Sabe como as mães da noivas pensam em sua maioria?
“Meu Deus! Tanta coisa pra preparar: o apartamento, a festa, a viagem!! Mas vai ser ma-ra-vi-lho-so, impecável!! Deus me livre acontecer o que aconteceu no casamento da filha da fulana... coitada, gastaram tanto e saiu gente falando...
No da minha filha não: vamos já marcar a igreja, contratar o buffet dos bons mesmo, pra todo mundo sair falando bem e escolher logo o mais lindo vestido! Pena não usar mais daqueles rodadões, eram tão lindos. espero que ela não queira estes sequinhos, DEUS me livre coisinha simplezinha.
Esperei tanto por isso! Quero que seja um casamento perfeito o da minha filha, da minha princesinha. E que seja à noite, que é mais chique, com todos os parentes, muitos amigos, muitas flores, muitas velas, um coral com muitas vozes... E que ela vá muito bem vestido, tenho que olhar isto também, porque sei lá, se deixar pra mãe dele ajudar, nem sei se ela tem bom gosto para isto”

Calma, mãe,
esse não é o seu casamento!
Eu sei, você está com a melhor das intenções...
Sei, você só quer ajudar... eles não têm tempo, nem experiência...e a grana....ai meu DEUS, você nem tem idéia quanto custa todos estes sonhos lindos que você quer para sua filha.
Eu entendo você! Ssou mãe também e daqui a pouco vou entrar nesta paranóia também ( sem antes entrar na festa das minhas bodas que faltam somente 2 anos e meio e já sonho com este dia e ai de algum filho meu atrever-se a querer casar em meses próximos ao meu dia e tirar minha atenção de meu grande dia, pois bodas de um casamento feliz que ninguém, acho que nem eu, acreditávamos que daria certo, é para ser comemorado e muito bem comemorado.
Sei que você a ama muito, muito! E sonhou com o casamento de sua filha, desde que ela era uma nenezinha...
E a última coisa que você quer é desgostá-la.
Você está disposta a gastar tudo o que for necessário em tempo e dinheiro para vê-la feliz....

Então, aja da maneira certa: comece por aceitar o noivo. Confie na escolha da sua filha.
Minha mãe mesmo achando que não daria certo, que não tínhamos nadinha haver com o outro e que eu merecia coisa melhor ( ai que todas nós mães mordamos em nossa língua) aceitou, sei lá porque. De verdade, eu acho que ela ficou com medo que eu engravidase e tratou logo de concordar com o casamento, que nem o namoro meses antes ela estava aceitando
Afinal, você a educou bem, não foi? Mamãe também. Eu iria ser uma grande psicóloga, com meu consultório muito bem montado, iria para os USA fazer mestrado...
Aceite a família dele, que provavelmente não é nem melhor, nem pior que a sua, apenas diferente.
Ufa, esta parte não tive problemas, ela sabia que eles eram mais simples, mas direitos e nunca implicou com isto, só com o resto ne? Mãe é mãe.
E quanto à cerimônia e à festa, pense que eles podem preferir alguma coisa íntima, poucos convidados e...durante o dia...
Ou então, uma festa enorme e descolada, sem igreja para todos os amigos – deles - e apenas os parentes mais próximos...
Compreenda, colabore, contribua.
Dê sua opinião sempre que for consultada.
Seja sempre um elemento de paz em meio à turbulência. Descubra que é possível calar-se quando se tem umas boas verdades para se falar.....
Muitas vezes sua filha vai chorar e dizer que nada vai certo e que seu futuro genro e a família dele só atrapalham.
Pode ser até que ela diga que nem quer se casar mais. Não acredite nisso. Nem ela acredita.
Não engrosse o coro das reclamações. Amanhã eles vão fazer as pazes e voc~e ficará p. da vida e de cara grande.
Só dê o colo e acaricie os cabelos dela.
Quando meus filhos, que ainda são bem jovens, 21, 17 e 15 fazem isto, choram, com ódios das paqueras, do chefe que não valoriza o empenho, das amigas e amigos ingratos, costuro minha boca grande que possui uma língua enorme e só faço carinho e digo: “calma” e quem me conhece sabe que parece até milagre isto conseguir acontecer nesta hora. Nunca disse sobre os amores " ele não te merece".
Não sou louca para tanto. aqui se namora o mesmo ao menos cada um deles, duas vezes, para depois seguir em frente.
Muito menos conte essas coisas...não passe para frente, nem para sua mãe, sua irmã ou melhor amiga, o que sua filha está desabafando nestes momentos com você.
Se sua filha se queixar com alguém, todos entenderão que ela apenas anda nervosa, enquanto tudo o que você disser será lembrado - e aumentado até - pelas pessoas que ouvirem.
O noivo dela está chato? Você o está achando muito mão de vaca com as coisas, ou muito lento nas atitudes?
Faça um pudim de leite condensado para ele. O agrade do nada, mesmo querendo estrangulá-lo.
Ele vai entrar para a família de qualquer maneira, que ao menos te respeite e veja que você não sacaneia com ele e que ele nunca tenha o poder de ler seus pensamentos verdadeiros.
É sua filha, ali está surgindo uma nova família e você vai ter que segurar esta barra, se quiser ter sempre sua filha por perto depois do casamento.
Graças a DEUS, quem terá que agüentar ele será ela e com certeza, muitas vezes calada, pois foi a escolha dela. E se ele vier mais tarde se queixar dele, d~e o mesmo colo muitas vezes e não faça nada, pois a noite os dois acabaram por acertar-se.
Respeite, respire fundo e sorria...no dia seguinte quando ela vier falar que agora está tudo bem. Antes e depois do casamento.
Lembre-se, virão os netos, seus lucros destes momentos que passou, serão colhidos nesta hora e eles precisaram de você e lembraram que você não foi a chata e fez ainda o pudim de leite condensado só para agradá-lo, em plena crise de meses antes do casamento.

Muito difícil seu papel? Console-se, pior que o seu é o papel da mãe do noivo.

Leia abaixo


Jaqueline Rabelo Amadeus decoração flores bouquet buque calda véu arranjo de cabelo penteado massagem brinco tiara arranjo velas iluminação cênica DJ banda convite bolo decorado Buffet Cléo perrela Tereza Cavalcanti santa Lúcia catarina  salão de festas decoradora cerimonial terno fraque dama pajem entrada das Mariângela Maria Antônia Marcus martineli carro carruagem altar coral musica músicos religiosos pirulito piriguete santo Antonio jogar o lembrancinha BM casado, macarron toalha arranjo corredor chuva de arroz pétalas bolinha de sabão álbum de noivinho de biscuit bisqui casalzinho bombom trufa doces decorados prato quente garçon recepcionista segurança confirmação lista de presente padrinhos madrinhas cortejo bíblia avó Graciele Aguiar Facebook portifólio acessóro agradecimento balão pista de dança pisca pisca brinde bebida bracelete cabide ar livre celta chinelo sapatilha segurando o choro chá de ligerie flor na lapela fotos de artifiios fornecedores sensual sensuais primeira noite  cupcake chá de panela coração picado passar a gravata cortar picar leque lenço kit ressaca guardanapo de linho pano papel lembrete luva luvas Mac]ã do amor bombom bombons caixinha missal palito decorado sapato do noivo unha veuzinho para solteira fita fitas árvore dos dedinhos tags sorvete jantar prato quente salgado cardápio gravidez gestante acompanhamento recém nascido bebê criança newborn parto hospital minas gerais save the date noivado intimo pequeno comida de boteco cinta liga boneco salgadinho salgado ritual tradição costume forminha tabela SPA alugar dica sandália coque solto belvedere Maria rainha mãe manto mantilha aluguel apartamento casa entrando sozinha
Sobre a Autora: Fotografia 
Graciele Aguiar
Este blog foi criado inicialmente para mostrar as minhas clientes, muitas coisas interessantes e bonitas que eu fui vendo nas redes. Passei a pouco a publicar minhas fotos assinadas também, pois adoro registrar casamentos e eternizar em imagens, os momentos mais especiais da vida das minhas noivas. E depois, fotografar os bebês que sempre surgem do amor do casal. Sou psicóloga, casada há 25 anos, mãe de 3 ex-nenenzinhos que já viraram adultos e tenho 48 anos.          Sou de Divinópolis e moro em Belo Horizonte Querendo orçar foto e filmagem para seu casamento ou esclarecer  algo que eu postei, aqui estão os meus contatos:   (31) 3088 2953, 3464 4436 e 9615 1690 E-mail: graciele@gracieleaguiar.com.br 
Facebook: www.facebook.com/gracieleaguiarfotografiabelohorizonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails