25 de jun. de 2011

Como escolher seu fotógrafo de casamento



Dicas de como evitar problemas na escolha do profissional que irá registrar seu grande dia .
* Avalie o material que lhe é mostrado ( álbuns):O fotógrafo lhe mostra muitos álbuns?
Se ele lhe mostra poucos, mas ao menos dois, ok, pois s vezes ele não investiu em álbuns novos, que na verdade custam caro e é por isto, complicado manter portifólios atualizados sempre, sei disto, pois quando começei tinha durante um tempinho, apenas um para mostrar e minha prioridade na época era investir em cursos e maquinários melhores.
Mas ao menos 2 completos ele tem que lhe mostrar e não só o resumo de casamentos (o filé que ele fez de cada um) em um álbum só .
Se mostra só um, você pode perguntar por álbuns antigos, que talvez ele tenha, mas por estarem desatualizados, antiquados, ele os guardou.
Não o descarte por mostrar encadernações ultrapassadas, mas sempre avalie a qualidade do álbum antigo também e observe anos depois, se o material ainda se encontra em bom estado, pois o seu vai envelhecer no futuro também.
Quase que é uma obrigação nossa profissional, a cada 6 meses, tentar fazer mais 2 novos portifólios , pois nossas tecnicas vão aprimorando, novos álbuns nas encadernadoras vão sendo lançados e todos estão ávidos por novidades.
Sem contar que, nosso olhar cada vez fica mais mais aguçado, com aprendidas técnicas e equipamentos novos deixam com certeza nosso trabalho melhor.
Mas eu acho que valha a pena pedir a pessoa para ver trabalhos anteriores .
E ver os muitos álbuns completos arquivados no computador, montagens dos já entregues e trabalhos completos arquivados.
Que tal pedir para que ele lhe mostre os casamentos dos dois últimos 2 meses ?
Eu por sinal, tenho de todos os álbuns que já entreguei arquivado e muitos on line.
Observe ao olhar, que não estão ali os casamentos mais bonitos, com os noivos mais lindos, e nem as festas mais elaboradas e sim uma mistura de álbuns, uns com casamentos que nem tiveram festas, outros que o casal não quis fazer as externas, pois penso que não posso simplesmente encantar vocês num primeiro momento, criar uma expectativa muito alta e sua realidade ser diferente do que aquele casamento teve.
Eu trabalho para quem me valoriza e me contrata e trato todos com o mesmo carinho e respeito.
Como sou produtora de noivas, sei que as fotos no flick que eu posto, são de grande fonte de informação para se conhecer algumas igrejas, decorações, salões de festas, modelos de vestidos, bouquet, dias de noiva, etc.

* Ele está só lhe mostrando os casamentos mais chiques?
Quando ele lhe mostra apenas álbuns com conteúdo fotografado chique, isto entra em sua mente, como se o o álbum e o trabalho sejam a mesma coisa.
Tente ver o álbum duas vezes, sem ficar reparando nos detalhes do casamento da noiva e sim no olhar do fotógrafo, na qualidade da foto e do álbum.
Porquê eu digo isto?
Porquê eu percebo que como mostro vários modelos de álbuns aqui e com estilos de encadernações e tamanhos diferentes, 90% das noivas no primeiro momento enaltece sempre um de meus álbuns específicos e eu sempre falo depois isto: “olhe os demais álbuns não se prendendo a suntuosidade que foi este casamento de minha cliente”.
E a maioria começa a ver outros álbuns novamente e a simpatizar com outros modelos e tamanhos mais básicos ou mais elaborados.
Então, não se impressione com isto. Será que ele não fez um casamento sem festa? Ou sem externas? Ou cujos noivos não sejam o primor de lindos?
Em resumo , ao olharem os álbuns, olhem novamente todos eles , com um olhar aguçado e avalie o " trabalho " profissional e não fique tão atenta ( como se fosse fácil pedir isto a uma noiva) ao buquet, a beleza do vestido daquela noiva e de fazer como ficou linda a mesa do bolo da festa dela.
É preciso apresentar fotos de casamentos simples também, ver como ele extraiu beleza do evento e dos noivos, mostrando ângulos, expressões daqueles clientes dele. Precisamos também fazer lindas fotos, ter capacidade de criar em cima da realidade deles e mostrar toda a emoção, o olhar , fotografar os detalhes importantes que foram preparados com tanto carinho pelos noivos não é mesmo?
Somos, nós fotógrafos, observadores e capazes de fazermos poesia fotográfica de tudo o que nos rodeia .

*Conheça o estilo fotográfico do profissional:
Repare em diversas fotos deste profissional, via orkut, site flick e antes mesmo de ir ver pessoalmente .
Em meu site http://www.gracieleaguiar.com.br , eu posto eventos de todos os trabalho que faço e me autorizam a divulgar.
Com isto, julgo dar uma possibilidade da noiva avaliar o meu estilos antes e meu olhar .
Avalie se o estilo antes dele tem haver com sua proposta e idealização do casal.
Eu por exemplo, tenho um estilo próprio de fotografar, gosto muito do efeito " sombra e luz " , uso mais de uma luz lateral vindo de um segundo flash.
Além das melhores fotos, das especiais, das tratadas, das com lindos efeitos como serão como outras mais de mil que lhe serão entregues em DVD ?
Não bate uma dúvida como são as fotos normais também?

* Como é o estilo da diagramação dos álbuns do fotógrafo?
Como ele conta uma estória do evento ? Ou não conta, só coloca as fotos com as montagens? Isto é algo muito importante.

* Confira a idoneidade da empresa ou do profissional que vai contratar:Escritórios bem montados onde você é muito bem recebido ou carros chiques se o profissional que vai lhe fazer visita em sua casa, impressiona sempre, e nós profissionais sabemos que seremos avaliados nisto também.
Sei Que isto pode contar ponto, mas não se encante com isto tanto, não substime o profissional visando muito isto, esta apresentação de status.
Que tal tentar desnuviar o cérebro e avaliar o trabalho dele sozinho ?
Aproveitando que falamos sobre " aparências " tal aproveitar para dar uma conferida na realidade da vida profissional e pessoal do fotógrafo em relação
CNPJ e CPF ?
São comuns de serem conferidos e isto não gera nenhum constrangimento , afinal, se seu nome tiver restrições, muitos serviços a prazo lhe serão negados, não é mesmo?
E saber se nos Órgãos Responsáveis, não existem reclamações deste profissional.
O que tem de profissionais em TODOS os meios,que botam banca, mas na verdade, estão enrolados em dívidas e processos até o pescoço, não é brincadeira e você sabe disto perfeitamente.
Ele pode ser um excelente fotógrafo, mas e na hora de mandar fazer seu álbum, como será que ele vai administrar isto, se não tem crédito nas encadernadoras?

* Qual é a forma de pagamento que ele oferece?
Cada profissional trabalha de uma maneira e temos que respeitar isto, mas digamos que você diga que não tenha cheque para passar mas que fará mensalmente depósitos bancários ou por que ter emitido muitos, prefere assim, sente que isto é um problema para ele ?
Estará ansioso para pegar seus cheques e trocá-los?
Isto não lhe gera desconforto?
Sem contar que, afinal, seu casamento não e para amanhã.
Só para apimentar mais a questão, já que você estará confiando plenamente nele e que tudo sairá maravilhosamente, ele estará confiando em você, para que seja pago ainda alguma coisa após o casamento?
Não ? Ora, se você tem que confiar nele, porque ele não pode confiar em você?

* Como ele arquiva o material fotográfico depois do casamento ?
Seu material fotografado com segurança : Como ele arquiva o que foi feito? Parece uma pergunta constrangedora, mas serão suas imagens de seu grande dia e podem se perder se o profissional não for muito cuidadoso.
Sim , pois quedas de energia podem queimar máquinas, não é verdade?
E vírus ? Quem nunca pegou e teve que formatar o computador ?
É necessário ter várias memórias, para poder somente apagá-las, quando o DVD do cliente estiver gravado, o cd de segurança gravado e o arquivo salvo num HD externo.
E depois, é necessário guardar em locais diferentes, o HD dos arquivos, dos CDs de segurança, pois vai que o escritório pega fogo ou é assaltado?
Motivos de aparentemente exagero da minha parte de precauções ?
Já gastei um bom dinheiro mandando recuperar arquivos corrompidos até transformar-me na pessoa mais chata do mundo com segurança de mídia e passei muito aperto, sem dormir direito até que tudo fosse resolvido. Com direito a muitas orações e promessas .

* Avalie o equipamento de trabalho dele :Com certeza , você está tendo o cuidado de contratar um profissional, que é com quem você fechará contrato, mas que leva um segundo fotógrafo, pois é possível sim, fazer sozinho um evento, mas para que arriscar e perder ângulos diferentes?
Desconfie se ele falar que não precisa de um segundo fotógrafo e auxiliar não é fotógrafo, ok?
Bom, agora detalhe muito importante:
Quem faz a foto, é o fotógrafo e posso afirmar baseado que em meus primeiros casamentos, fiz e sozinha, fotos com uma máquina da Sony, uma R1 , trabalhando no automático por falta de conhecimento, usando a lente da câmera mesmo, pois ela não tinha o recurso de ser trocada, e que meus clientes ficaram satisfeitos.
Por conta disto, eu tinha que me esforçar muitíssimo e me superar pois meu equipamento era pouco, precário e meu conhecimento idem.
E mais importante, já vi fotógrafos ótimos, com experiência e conhecimento técnico, super esforçados e bons de serviços, com máquina simples como Antiga Xti Canon que já saiu de linha por exemplo ( máquina que eu tive 3 anos atrás) que realmente conseguiam boas fotos , pois eram mesmo feras e contavam um pouco com a sorte, mais em situações complicadas, como em lugares mais escuros, não adianta, a máquina não vai responder bem.
Então, jamais que vou dizer para não contratar contratar profissional que não pode ou não quis investir em maquinário e em novas tecnologias, mas não posso deixar de citar, que com o passar dos tempos, máquinas, flashs e lentes vão se aperfeiçoando e falando teoricamente, você poderá unir o " útil ", que seria um bom profissional, com o " Agradável ", que é um que tenha se equipado melhor.
Tudo é muito caro em nosso ramo, mas algumas situações só mesmo um equipamento melhor consegue fazer boas fotos.
Um exemplo : a Igreja de São José, no centro, dizem ser o pavor de muitos fotógrafos pois é realmente mais escura.
Pois eu nem tinha o equipamento de ponta que eu tenho hoje, mas já tinha boas máquinas e lentes Claras (na verdade, quase que é mais importante as lentes boas que a Máquina ) e fiz fotos lindas lá, nítidas, claras, o conhecimento e equipamento bom me beneficiou .

* Ele leva máquina e flash de reserva?
Sim, pois se der algum problema tecnico, você terá 2 fotógrafos e somente um trabalhando.
No caso meu, somos dois fotógrafos e levo três flashs e máquinas 3 e boas várias lentes .
Hoje possuo duas Máquinas Canon 50 D e duas Canon 7 D ( Lançamento ).
Trabalho com lentes claras como a 50 -1,8 , a 70-200 IS - 2.8, a 24-70 - 2.8 e a " olho de peixe " 15 – 2.8 que faz fotos interessantíssimas com ângulo 180 graus.
Tudo novo, pois depois de 2 anos, existe uma tendência dos obturadores das máquinas depois de uns 100 mil cliques, darem problemas de uma hora para outra.

* E Fotógrafo subsalente, para substitiuí-lo, ele tem?
Sim, me perguntaram isto uma vez, se acontecesse eu adoecer,quem me substituiria?
Nunca pensei neste assunto, mas não é aquela noiva tinha razão?
Saber se o fotógrafo tem uma segunda equipe, talvez não fixa, mas profissionais bons que ele já fez eventos e sabe que poderá contar com eles .
Eu Tenho quatro grandes amigos fotógrafos, que são excelentes profissionais, que são o Reinaldo, o André, o Marcelo e Sérgio que sei que se eu precisar , posso contar com eles, visto que as vezes com faço, com uma equipe segunda (no caso com 2 deles ), um segundo evento no dia, ( mas sempre vou para o primeiro contrato que assinei )

* Empatia : Tá rolando entre voces tres?
Se você ou seu noivo ( a) , não sentiram-se a vontade com o fotógrafo, como vai ser na época do casamento ?
Tem que existir uma química , pois não é um serviço de buffet que está contratando, nem bolo ou decoração, que você avaliou que o preço está bom, a qualidade está boa, mas não foi muito com a cara de quem lhe vendeu.
Já imaginou eu e você durante horas proseando no dia da noiva, eu te ajudando a vestir, te descontraindo antes do grande momento.. etc ... eu ali sorrindo pra vocês no altar pra te dar apoio, lá na festa eu fazendo graça para vocês descontraírem e darem boas risadas para que eu registre tudo e ainda depois do casamento, sairmos para passear juntas nas fotos externas, se vocês não foram com a minha cara?
Então, coloque muito isto como peso importante na hora da decisão final.

* Facilidade de Contactar com o profissional : Voce sente que tem?Quase todas as vezes que tentou entrar em contato em o fotógrafo, via orkut, e-mail, MSN, local de atendimento, telefone fixo e celulares, conseguiu com uma certa facilidade?
Ao escrever para ele ou deixar um recado, ele lhe respondia com agilidade?
Não se esqueça que depois do casamento, vocês terão que ter muitos contatos até o álbum ficar pronto e avaliando isto antes, evita desgaste depois .
Sabe o Endereço físico dele (casa ou escritório)?
Sim, pois as vezes , você tem contato com ele tão na base do telefone e no virtual e nem sabe como localizá-lo.

* Cumprimento de Prazo : Não deixe de ter isto anotado no contrato e com aplicação de multa caso não seja cumprido.
Prazo entrega do DVD para escolherem as fotos, não pode passar de 15 dias.

* Praticidade em você aprovar o álbum antes do mesmo ser mandado ser confeccionado:
Tem que haver praticidade no envio das montagens para facilitar a vida depois do jovem casal e o prazo para entregar o álbum finalizado deve constar em contrato, sujeito a multa caso não seja cumprido.
Eu peço o prazo de 90 dias, por segurança, mas sempre entrego em menos de 60 dias.
Já repararam o monte de noivas que reclamam que recebem o álbum quando estão fazendo um ano de casada ?
Isto é super desestimulante e gera muito desconforto e atrito a toa. Um bom contrato evita isto, com certeza..

Desejo boa sorte na procura do profissional e que não seja por falta de dicas minhas aqui, que você passe por aborrecimentos neste quesito de fotos.

Jaqueline Rabelo Amadeus decoração flores bouquet buque calda véu arranjo de cabelo penteado massagem brinco tiara arranjo velas iluminação cênica DJ banda convite bolo decorado Buffet Cléo perrela Tereza Cavalcanti santa Lúcia catarina  salão de festas decoradora cerimonial terno fraque dama pajem entrada das Mariângela Maria Antônia Marcus martineli carro carruagem altar coral musica músicos religiosos pirulito piriguete santo Antonio jogar o lembrancinha BM casado, macarron toalha arranjo corredor chuva de arroz pétalas bolinha de sabão álbum de noivinho de biscuit bisqui casalzinho bombom trufa doces decorados prato quente garçon recepcionista segurança confirmação lista de presente padrinhos madrinhas cortejo bíblia avó Graciele Aguiar Facebook portifólio acessóro agradecimento balão pista de dança pisca pisca brinde bebida bracelete cabide ar livre celta chinelo sapatilha segurando o choro chá de ligerie flor na lapela fotos de artifiios fornecedores sensual sensuais primeira noite  cupcake chá de panela coração picado passar a gravata cortar picar leque lenço kit ressaca guardanapo de linho pano papel lembrete luva luvas Mac]ã do amor bombom bombons caixinha missal palito decorado sapato do noivo unha veuzinho para solteira fita fitas árvore dos dedinhos tags sorvete jantar prato quente salgado cardápio gravidez gestante acompanhamento recém nascido bebê criança newborn parto hospital minas gerais save the date noivado intimo pequeno comida de boteco cinta liga boneco salgadinho salgado ritual tradição costume forminha tabela SPA alugar dica sandália coque solto belvedere Maria rainha mãe manto mantilha aluguel apartamento casa entrando sozinha
Sobre a Autora: Fotografia 
Graciele Aguiar
Este blog foi criado inicialmente para mostrar as minhas clientes, muitas coisas interessantes e bonitas que eu fui vendo nas redes. Passei a pouco a publicar minhas fotos assinadas também, pois adoro registrar casamentos e eternizar em imagens, os momentos mais especiais da vida das minhas noivas. E depois, fotografar os bebês que sempre surgem do amor do casal. Sou psicóloga, casada há 25 anos, mãe de 3 ex-nenenzinhos que já viraram adultos e tenho 48 anos.          Sou de Divinópolis e moro em Belo Horizonte Querendo orçar foto e filmagem para seu casamento ou esclarecer  algo que eu postei, aqui estão os meus contatos:   (31) 3088 2953, 3464 4436 e 9615 1690 E-mail: graciele@gracieleaguiar.com.br 
Facebook: www.facebook.com/gracieleaguiarfotografiabelohorizonte

Um comentário:

  1. Essas dicas sao preciosas!
    Adorei o post!!
    Uma amiga minha contratou uma empresa de fotografia com base somente em fotos que estava no site.... pagou caro.
    Esse final de semana fomos escolher as fotos e estavam todas horriveis, sem foco, sem corte...olha foi muito triste viu!
    O fotografo deve pre selecionar as fotos antes de mandá-las para o cliente escolher né? no dvd dela tinha até foto de chao!
    enfim...fotografia é o item mais importante do casamento e devemos ter muito cuidado!
    bjinhuss

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails