1 de fev. de 2012

Escolham bem e depois cobrem atitudes do cerimonial - Parte 1

Voces já sabem ne?
Fui cerimonialista por muitos anos e não consigo me conformar como alguns cerimoniais trabalham.
Não posso citar datas e nem nome de empresas, pois ao fazer isto, magoaria meus clientes, que me contrataram e o mínimo que desejam, é minha discrição.
Mas, resolvi contar alguns casos aqui, que me aconteceram nos últimos anos e comentar com voces, de uma forma sutil, cono forma de mostrá-las seus direitos e alertá-las:

- Uma mãe de uma noivinha minha de FOTOGRAFIA, me ligou, 3 semanas antes do casamento, pedindo minha indicação, onde mandar fazer guardanapos de pano bordados, de última hora.
E conversa vai, conversa vem, consegui acalmá-la e convence-la que, mesmo que tivesse ficado realmente menor do que o esperado, o tamanho do que ela havia encomendado, recebido e pago, que ninguém repararia isto na festa, que dobradinho seria usado somente na hora de limpar a boca mesmo e que ninguém repararia isto a meia luz.
- Ela me contou que anda tomando Rivotril, que é um calmante para dormir e dei meus conselhos técnicos para ela, isto é, que se deve tomar um copão de água ou suco ao deitar e que ao acordar, sem sair da cama, querendo ou não, já tomar um copão de água, pois isto faz com que, as substâncias que a estavam deixando meio grogue ate as 14 horas, conforme me contou sejam eliminadas logo depois do café da manhã através da urina. E no café da manhã, um copão de suco para ajudar.
E lembrei a ela que, no dia do casamento, nada de calmantes, pois agitada ou não, ela neste dia, nada de medicamentos que possam estragar a festa.
- Uma noiva que não tinha assessoria, pediu que eu a acompanhasse, no carro dela, a uma fábrica muito boa de forminhas do doces, muito barata, no Sagrada família, coisa de R$ 30,00 o cento. Como eu tinha dia livre, aceitei com prazer de acompanhá-la. E ao comentar com esta mãe, ela pediu que se eu me incomodava de comprar para a festa da filha também, de acordo com o meu gosto, baseado nas cores que a noiva desejava. Fui lá, ajudei minha noivinha e aproveitei e encomendei o desta noivinha cuja mãe me pediu, fiz as fotos das minhas escolhas, mandei um e-mail para que ela confirmasse se havia gostado do que eu escolhi, o telefone se quisesse fazer alterações e o numero da conta para que ela fizesse o depósito para eles no dia seguinte e o e-mail para enviar o comprovante de depósito e o endereço para que eles na semana seguinte, entregasse para ela.
- E ela também não sabia como fazer chegar ao salão de festas, os guardanapos comprados, os chinelos que eu havia passado meses antes um contato muito bom que havia conseguido e os brindes de pisca que ela, uma senhora super chique e cuja filha é ocupadíssima, foi lá no Shopping Oiapoque perdidinha, comprar os badulaques para a pista e segundo conversamos anteriormente, sugeri que voltasse e trocasse as mercadorias, pois tipo assim, comprou óculos e anteninha para todos os convidados ( e isto a gente só compra para 50%, poisas pessoas não conseguem ficar com o óculos e a anteninha muito tempo), comprou anéis que não rendem e não comprou marabús ( aquele "cachecol" que a mulherada adora para colocar e dá muita vida nas fotos. Ao fazer as trocas, vai ter marabus coloridos para todos, pisca pisca para todos, óculos e anteninhas só para metade dos convidados.
Gastou R$ 730,00 e se tivesse entregue ao cerimonial ou quem tivesse maldade para fazer as compras, com R$ 450,00, eu mesma teria feito as compras, de forma a não gastar com o que sai pouco e todos os convidados teriam tido os enfeitinhos de brindes de pista.
Quando ela foi lá trocar, questionei se ela não havia contratado asssessoria e ela disse que sim, que pagou R$ 3.500,00 a uma empresa de bom nome no mercado e que esta se limitou após o contrato, mandar na semana seguinte uma lista do que deve ser preparada com até 1 ano antes do casamento, daquelas listas antigas que um fica repassando para o outro, aproveitando, falando que é para olhar o vestido com 1 ano de antecedencia e contratar fotógrafo c6 meses antes, quer dizer....2 grandes furos, onde eles com o passar do tempo, pelas experiencias vividas, não tiveram o trabalho de atualizar nada.
Porque nesta assessoria, consta 10 acompanhamentos a lugares e como eles só a acompanharam a 1 lugar nos últimos meses, acho que ela poderia bem ter pedido para que elas fossem comprar os badulaques, ou mesmo que repassassem a ela, o valor do taxi que ficou, mas resolvessem esta questão.
Em resumo, a mãe não sabia como fazer para que as coisas chegassem a quem quer que fosse.
Eu respirei fundo, contei até 10 e disse: "eu posso te responder todas as suas perguntas, não me custa nada, mas cadê voce como consumidora, que pagou uma boa grana para uma empresa que deveria estar agindo agora, entrar em contato com eles, via e-mail, enumerar todas as suas dúvidas e aguardar que eles se movimentem?"
Sim meninas, porque a culpa muitas vezes não é só no sentido de fazer más escolhas, mas no sentido de cobranças.
Telefonar, mandar e-mail, utilizar realmente o serviço pelo o qual contrataram.
Esta não é a primeira vez, que mães e noivas me procuram e estão cheia de dúvidas e tem uma assessoria contratada.
Para finalizar o post de hoje ( sim, pretendo escrever muito sobre o assunto, pois estou por aqui de ver situações muito incomodas) quero contar sobre outra noiva cujo contatos da decoradora escolhida fui eu quem passei, o coral ela fechou com a minha intervenção para que escolhesse um bom coral que me repassou um desconto legal para ela e ela trocou o cardápio do buffet, pois como conheço a empresa, dei uns toques do que é melhor lá e o que não era o forte deles e para completar, indiquei um cerimonial que havia trabalhado antes.
Onde está o problema?
Faltando 2 meses para o casamento, liguei para saber como estavam indo as coisas, se precisava de algo ( ai que descobri que não havia ainda fechado com nenhum coral e corri atrás para ela) ela me conta que estava ainda para decidir naquela semana, qual gráfica que ela fecharia o convite de casamento.
Eu quase infartei e via telefone mesmo, decidimos qual delas seria, baseado em alguns critérios. Já era para estarem sendo entregues e não sendo mandados fazer.
Vi que ainda não havia escolhido quem faria o bolo e a ajudei nisto também.
Ai questionei sobre o cerimonial e vi que ela havia contratado assessoria completa e que não estava sendo asessorada em nada.
Perguntei sobre o que havia sido passado para ela e ela me disse que duas vezes tentou falar com ela e que ela estava ocupada e não pode atende-la e não retornou depois e que havia passado 2 contatos para que ela orçasse os bolos, em lugares caríssimos, coisa de mais de mil reais, por melhores que sejam os bolos, passar só 2 contatos e ambos nesta faixa etária de valores, é fogo ne?
Dei a idéia para ela, já que está com um excelente buffet, muito farto e que serão muitos convidados, que poderia economizar e colocar só um bolo fantasia e conseguimos por R$ 250,00 incluindo a entrega e recolhimento no local.
Assessoria é para isto, dar idéias criativas e várias possibilidades e preços variados.
E foram estes os contatos das duas. E marcou a data do ensaio e só.
Poxa, será muito cerimonial desatento ou noivas que não entendem que é direito delas irem atrás dos cerimoniais e pedirem assessoria nisto ou naquilo.
Já sei o que vão falar: "que era para o cerimonial ligar, escrever, oferecer ajuda....."
Não vou entrar neste detalhe...... porque ai a lista vai ser longa.
Mas quero que voces noivinhas parem de ficar sobrecarregadas e cobrem das empresas contratadas, que as ajude.
Voces pagaram e devem ter o serviço executado.
Se eles não se toquem, cutuquem voces que contratou.
Sejam sinceras com sua cerimonialista, descubra quem estará no seu evento e tente ter mais contato com esta pessoa mesmo.

Jaqueline Rabelo Amadeus decoração flores bouquet buque calda véu arranjo de cabelo penteado massagem brinco tiara arranjo velas iluminação cênica DJ banda convite bolo decorado Buffet Cléo perrela Tereza Cavalcanti santa Lúcia catarina  salão de festas decoradora cerimonial terno fraque dama pajem entrada das Mariângela Maria Antônia Marcus martineli carro carruagem altar coral musica músicos religiosos pirulito piriguete santo Antonio jogar o lembrancinha BM casado, macarron toalha arranjo corredor chuva de arroz pétalas bolinha de sabão álbum de noivinho de biscuit bisqui casalzinho bombom trufa doces decorados prato quente garçon recepcionista segurança confirmação lista de presente padrinhos madrinhas cortejo bíblia avó Graciele Aguiar Facebook portifólio acessóro agradecimento balão pista de dança pisca pisca brinde bebida bracelete cabide ar livre celta chinelo sapatilha segurando o choro chá de ligerie flor na lapela fotos de artifiios fornecedores sensual sensuais primeira noite  cupcake chá de panela coração picado passar a gravata cortar picar leque lenço kit ressaca guardanapo de linho pano papel lembrete luva luvas Mac]ã do amor bombom bombons caixinha missal palito decorado sapato do noivo unha veuzinho para solteira fita fitas árvore dos dedinhos tags sorvete jantar prato quente salgado cardápio gravidez gestante acompanhamento recém nascido bebê criança newborn parto hospital minas gerais save the date noivado intimo pequeno comida de boteco cinta liga boneco salgadinho salgado ritual tradição costume forminha tabela SPA alugar dica sandália coque solto belvedere Maria rainha mãe manto mantilha aluguel apartamento casa entrando sozinha
Sobre a Autora: Fotografia 
Graciele Aguiar
Este blog foi criado inicialmente para mostrar as minhas clientes, muitas coisas interessantes e bonitas que eu fui vendo nas redes. Passei a pouco a publicar minhas fotos assinadas também, pois adoro registrar casamentos e eternizar em imagens, os momentos mais especiais da vida das minhas noivas. E depois, fotografar os bebês que sempre surgem do amor do casal. Sou psicóloga, casada há 25 anos, mãe de 3 ex-nenenzinhos que já viraram adultos e tenho 48 anos.          Sou de Divinópolis e moro em Belo Horizonte Querendo orçar foto e filmagem para seu casamento ou esclarecer  algo que eu postei, aqui estão os meus contatos:   (31) 3088 2953, 3464 4436 e 9615 1690 E-mail: graciele@gracieleaguiar.com.br 
Facebook: www.facebook.com/gracieleaguiarfotografiabelohorizonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails